Categories: Últimas Notícias

Brasil ultrapassa marca de 1 milhão de casos de dengue neste ano


Por Redação O Estado de S. Paulo – 18/04/2025 11:37

O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de casos de dengue neste ano. De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses, o País registrou 1.019.033 casos prováveis desde o dia 1º de janeiro.

Segundo o painel, há 681 mortes pela doença neste ano. Além dessas, há 714 óbitos em investigação.

Apesar da marca de um milhão de casos, o número de ocorrências é bem menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Em 2024, foram notificados 4.013.746 até a 15ª semana epidemiológica, em abril. Na época, havia 3.809 mortes pela doença.

O coeficiente de incidência da doença no país dá a dimensão da diferença de cenário neste ano em comparação com o do ano passado. Enquanto neste ano o coeficiente de incidência é de 479,4 casos a cada 100 mil pessoas, no ano passado o índice era de 1888,1 casos a cada 100 mil.

Os dados do Ministério da Saúde mostram que 55% dos casos prováveis da doença acometeram mulheres, e 45% ocorreram entre os homens.

São Paulo tem maior incidência

O Estado com maior índice de incidência da doença é São Paulo. No território paulista, a taxa é de 1285,2 casos a cada 100 mil habitantes. Até o momento, há 590.850 casos prováveis de dengue no Estado.

Em segundo lugar em termos de índice de incidência aparece o Acre, com 888,6 casos prováveis a cada 100 mil habitantes. No total, há 7.825 casos no Estado.

Considerando números absolutos, Minas Gerais ocupa o segundo lugar no ranking, com 111.096.

No início do mês, o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) mostrou aumento do número de internações em estabelecimentos privados.

A entidade realizou um levantamento junto a 97 hospitais privados entre os dias 25 de março e 7 de abril, e 89% deles reportaram o aumento.

Em 76% dos hospitais, as internações em UTI subiram até 5%. Em 79%, o tempo médio de internação nas unidades de terapia intensiva variou entre cinco e 10 dias.

Ministério da Saúde amplia ações

Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde ampliou para 312 o número de municípios prioritários para o combate à doença em 21 Estados.

“Distribuímos seis milhões de testes rápidos, além de insumos para diagnóstico laboratorial e controle do vetor. Já foram realizados mais de 650 mil exames laboratoriais pelos LACENs, que são laboratórios estaduais apoiados pelo ministério. E onde houver necessidade, a Força Nacional do SUS será acionada”, afirmou em nota a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão.

Vacina

Em fevereiro, o governo federal anunciou que mais de 60 milhões de doses da primeira vacina 100% nacional contra a dengue serão ofertadas anualmente a partir de 2026.

A produção da vacina será viabilizada por uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, com investimento previsto de R$ 1,26 bilhão.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Almoço saudável: 5 pratos leves e práticos para o dia a dia

Manter uma alimentação equilibrada durante a correria do dia a dia pode ser mais simples…

26 minutos ago

7 dicas para driblar a perda de memória durante a prova do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos vestibulares mais importantes do Brasil…

58 minutos ago

Como a inteligência artificial e o Braille podem caminhar juntos pela inclusão

Em um mundo onde 2,2 bilhões de pessoas convivem com algum grau de deficiência visual,…

59 minutos ago

PCGO prende homem em flagrante por ameaças e perseguição contra companheira – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de…

1 hora ago

Veja como alimentação e atividade física ajudam a controlar o diabetes

O cuidado diário com a saúde é essencial para quem convive com o diabetes —…

2 horas ago

This website uses cookies.