Brasil tem 195 casos notificados de intoxicação por metanol, diz Ministério da Saúde


O Ministério da Saúde informou no fim da tarde deste sábado, 4, que a quantidade de notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas aumentou para 195.

Mais cedo, o ministro da Saúde,Alexandre Padilha, informou que havia 127 casos notificados.

Em todo o País, são 14 casos confirmados e 181 em investigação. Até o momento, foram registradas 13 mortes.

Três Estados brasileiros apresentaram seus primeiros casos: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Piauí.

Os números informados englobam até as 16h do dia 4 de outubro, segundo o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs).

O Estado de São Paulo continua liderando a estatística, com 162 casos. Destes, 14 são confirmados e 148 ainda estão sob investigação. Na tarde deste sábado, a Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou a segunda morte por intoxicação com metanol no Estado, um homem de 46 anos.

A outra ocorreu em 15 de setembro, quando um homem de 54 anos morreu. Ambos os casos foram registrados na capital paulista. Entre as outras mortes suspeitas, constam também óbitos em São Bernardo do Campo e Cajuru.

O metanol é usado como matéria-prima para combustíveis e é impróprio para consumo humano, mas estaria sendo utilizado na falsificação de bebidas alcoólicas. Em forma pura, ele tem gosto levemente adocicado e alcoólico, parecido com o etanol, e não tem odor forte característico. Em destilados com 30% ou 40% de teor alcoólico, não é perceptível no sabor.

Neste sábado, a Secretaria de Saúde da Paraíba confirmou a morte de um homem que havia sido internado com suspeita de intoxicação por ingestão de bebida alcoólica adulterada com metanol, informou a imprensa local.

O homem de 32 anos teve três paradas cardiorrespiratórias e havia sido internado na manhã deste sábado. É o primeiro caso suspeito de intoxicação em investigação na Paraíba.

Mais cedo, o ministro Padilha recomendou que a população evite bebidas alcoólicas nos próximos dias, principalmente que estejam em garrafas de destilados fechadas com roscas.

“Nossa recomendação é evitar bebidas destiladas, sobretudo aquelas que a garrafa é feita com a rosca”, disse Padilha, que está em Piauí, Teresina. Segundo ele, ainda não foram identificados casos de adulteração em bebidas alcoólicas vendidas em latas ou em garrafas com tampas metálicas.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Com Acelera Moda, empreendedorismo em Goiás ganha força em preparação estratégica para o MotoGP 2026 | ASN Goiás

Evento Acelera Moda veio para potencializar negócios durante e depois do MotoGP em Goiás (Divino…

2 horas ago

Técnico Leonardo Jardim é anunciado pelo Flamengo

O Flamengo anunciou, nesta quarta-feira (4), que contratou o técnico Leonardo Jardim. O português, que…

3 horas ago

Aluguel Social beneficia mais 734 moradores em 4 cidades

Mais 734 cartões do Programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social serão entregues nesta…

5 horas ago

CGE lança novos eBooks de três programas

Material é dos projetos Governo Aberto e Participação Cidadã e devem ajudar no direcionamento das…

6 horas ago

Parceria entre SSP e TJGO vai fortalecer fiscalização de medidas protetivas

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO) firmou, nesta terça-feira (03/03), acordo de cooperação…

7 horas ago

Como consultar pontos na CNH em 2026: veja passo a passo online

Motoristas podem consultar os pontos da CNH pela internet de forma rápida e gratuita. A…

8 horas ago

This website uses cookies.