Brasil quer aproveitar legado da Copa Feminina de 2027 e sediar Mundial de Clubes em 2029


O Brasil quer ser sede do Mundial de Clubes em 2029. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, demonstrou a intenção a Gianni Infantino e Mattias Grafström, presidente e secretário-geral da Fifa.

Ainda não se trata de uma candidatura oficial, mas há a intenção da CBF para aproveitar a estrutura da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será no País. A ideia é mostrar um legado de um evento ao outro.

Segundo Samir Xaud, a ideia foi bem recebida pelos dirigentes da Fifa. A informação foi publicada por O Globo e confirmada pelo Estadão.

“Tudo começou com uma conversa de apresentação. Falei dos meus objetivos à frente da CBF e disse que queremos estar mais próximos da Fifa. Elogiei o evento e o nível dos clubes brasileiros e, por fim, coloquei o País à disposição para receber a próxima Copa do Mundo. O presidente Gianni Infantino ficou muito feliz, disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que dê certo. Vai ser um golaço”, disse Xaud em publicação da CBF.

Dois pontos que são favoráveis aos brasileiros nesse assunto são o desempenho dos times do País no torneio e a boa audiência oriunda do País. Isso motivou a CBF a comunicar a intenção à Fifa.

O movimento representa uma aproximação da CBF com a Fifa. A relação estava estremecida desde o primeiro afastamento de Ednaldo Rodrigues, em 2023. Na época, a entidade internacional não reconheceu o interventor nomeado para comandar a confederação.

Samir Xaud tocou no assunto em conversa com Infantino na Cúpula Executiva de Futebol da Fifa, em Miami, com representantes das 211 associações-membro da entidade. Além de Xaud, esteve presente o vice-presidente Gustavo Dias Henrique.

O Mundial de Clubes foi criado pela Fifa para funcionar como evento-teste da Copa do Mundo, a exemplo do que era a antiga Copa das Confederações, cuja última edição foi em 2017, na Rússia.

Entretanto, isso não deve ‘prender’ o Mundial de Clubes à sede da Copa. Neste ano, o torneio ocorre nos Estados Unidos, um dos três países-sede da Copa do Mundo de 2026, junto de México e Canadá.

O que aparece contra o Brasil é o fato de a Copa de 2030 já ter sua sede (Argentina, Uruguai e Paraguai, com três jogos e Espanha, Portugal e Marrocos). Destes países, Marrocos já manifestou a intenção de sediar Mundial de Clubes.

O secretário-geral Mattias Grafström já deu declarações misteriosas sobre o próximo Mundial de Clubes. Ele citou que é possível a América do Sul como sede ou até mesmo uma nova edição nos Estados Unidos, o que seria favorecido pelos patrocinadores já firmados para esta edição.

A Austrália também já manifestou interesse. O país da Oceania foi sede da Copa do Mundo Feminina de 2023. A federação local já demonstrou, de maneira oficial, a vontade de sediar também a Copa Asiática Feminina de 2026.

A segunda edição do novo Mundial de Clubes está prevista para ocorrer entre junho e julho e 2029, novamente com 32 equipes. Se o Brasil sediar de fato a competição, terá uma vaga, assim como os Estados Unidos tiveram a classificação do Inter Miami.

Os quatro campeões da Libertadores entre 2025 e 2028 estarão classificados, além de duas vagas via ranking quadrianual da Conmebol. Até o momento, já têm vaga garantida na segunda edição: o Al-Ahli (campeão da Champions da Ásia), o Pyramis (campeão da Champions da África), o Cruz Azul (campeão da Concachampions) e o PSG (campeão da Liga dos Campeões. O vencedor da Libertadores deste ano vai se juntar a esta lista.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Fãs reclamam de preços e problemas para comprar ingressos para shows de Maria Bethânia

Nesta segunda-feira, 30, no primeiro dia de venda de ingressos para os shows comemorativos de…

2 minutos ago

O que Guardiola está fazendo para reestruturar o City e concluir temporada com título mundial

Apesar de temer que o Mundial de Clubes "destrua" a próxima temporada do Manchester City,…

19 minutos ago

Governador admite falta de estrutura para resgate de Juliana Marins em área de vulcão

Lalu Muhamad Iqbal, governador da província de Nusa Tenggara Ocidental (NTB), na Indonésia, onde está…

48 minutos ago

Corpo de Juliana Marins, morta na Indonésia, terá nova autópsia no Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que vai atender ao pedido de nova autópsia do…

58 minutos ago

imprensa italiana elogia Fluminense e detona Inter

A derrota por 2 a 0 da Internazionale de Milão para o Fluminense, nas oitavas…

1 hora ago

Brasil supera Canadá e vence a segunda na Americup feminina

Com um ótimo desempenho no último quarto, a seleção brasileira feminina de basquete conseguiu seu…

1 hora ago

This website uses cookies.