Brasil perde outra vez e cai no Mundial sub-20 ainda na primeira fase


A seleção brasileira masculina sub-20 deu adeus ao Campeonato Mundial da categoria, disputado no Chile, na primeira fase. Neste sábado (4), a equipe comandada por Ramon Menezes foi superada pela Espanha, por 1 a 0, no Estádio Nacional de Santiago. Com um empate e duas derrotas, o Brasil terminou o Grupo C de forma melancólica, na última colocação, com apenas um ponto.

Os espanhóis, com quatro pontos, aguardam a conclusão da primeira fase para saberem se conseguem vaga entre os quatro melhores terceiros colocados. No outro jogo do Grupo C, o México venceu Marrocos por 1 a 0 e assegurou a segunda posição da chave, com cinco pontos. Os africanos, com seis, classificaram-se na liderança.

O gol que decretou a eliminação brasileira saiu aos dois minutos do segundo tempo, com o atacante Iker Bravo, da Udinese, da Itália. O Brasil teve chances para balançar as redes. Na melhor delas, logo aos sete da etapa inicial, o atacante Wesley, ex-Corinthians e atualmente no Al Nassr, da Arábia Saudita, cruzou pela esquerda e o meia João Cruz, do Athletico-PR, mandou no travessão. Depois do intervalo, o meia Rhuan Gabriel, do Cruzeiro, e o atacante Luighi, do Palmeiras, perderam as principais oportunidades.

É a primeira vez que o Brasil, pentacampeão do torneio, cai na primeira fase de um Mundial sub-20, o que configura, de longe, a pior campanha do país na competição, que ocorre desde 1977. O desempenho mais frágil até então era uma eliminação nas oitavas de final da edição de 2007, no Canadá – coincidentemente, também com derrota para a Espanha. Aquela seleção brasileira tinha jogadores como o goleiro Cássio, o lateral Marcelo, o zagueiro David Luiz, o meia Renato Augusto e o atacante Alexandre Pato.

A atual geração sub-20 do Brasil tem nomes de grande expectativa no futebol europeu. O zagueiro Vitor Reis, por exemplo, é o defensor brasileiro mais caro da história, negociado com o Manchester City, da Inglaterra, pelo Palmeiras por 37 milhões de euros (R$ 232 milhões, na cotação da época). O mesmo Verdão formou, também, os atacantes Estevão (Chelsea, da Inglaterra) e Endrick (Real Madrid, da Espanha), ambos com presenças na seleção principal, inclusive como titulares.

Como o Mundial, apesar de organizado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), não ocorre no período destinado a jogos entre seleções (a “Data Fifa”), os clubes não têm obrigação de liberar os atletas para a competição, o que costuma enfraquecer as seleções – não somente a brasileira. Um exemplo: o atacante Rayan, uma das grandes promessas da nova geração, já é titular do Vasco e o Cruzmaltino decidiu não ceder o garoto para a competição.

Na seleção convocada por Ramon para o Mundial, poucos atletas são titulares ou mesmo têm sido aproveitados nos clubes que defendem. Os atacantes Pedrinho, presente em 14 jogos do Zenit na atual temporada do Campeonato Russo; e Deivid Washington, que esteve em 20 partidas do Santos em 2025, emprestado pelo Chelsea, são exceções. Ambos foram reservas no Chile.

A classificação brasileira para o Mundial veio com o título do Sul-Americano da categoria, em fevereiro. A campanha, porém, foi marcada por uma goleada por 6 a 0 sofrida para a arquirrival Argentina, ainda na primeira fase. No ano passado, a seleção masculina – que não é sub-20 e sim sub-23 – já havia sido eliminada no Pré-Olímpico e ficou fora dos Jogos de Paris, na França. Em 2023, na Copa do Mundo anterior, a queda foi nas quartas de final, para Israel.



Fonte: Agência Brasil

Dener Rafael

Recent Posts

Grêmio perde para Red Bull Bragantino em jogo polêmico decidido aos 60 minutos do segundo tempo

Em um duelo marcado pela expulsão polêmica do zagueiro Kannemann no final do primeiro tempo…

21 minutos ago

Estêvão diz que sensação de 1º gol pelo Chelsea é indescrítivel: ‘É incrível esta atmosfera’

Em seu nono jogo oficial pelo Chelsea, o atacante Estêvão marcou pela primeira vez, sem…

36 minutos ago

Goiás não sai do zero contra o Volta Redonda e segue na vice-liderança da Série B

O Goiás entrou em campo neste sábado contra o Volta Redonda no estádio Raulino de…

46 minutos ago

John Kennedy desequilibra e Fluminense vence por 3 a 0 o Atlético-MG no Maracanã

Com uma atuação de gala de John Kennedy, que aproveitou a ausência de Germán Cano…

57 minutos ago

Internacional consegue primeira vitória com Ramon Díaz ao bater o Botafogo por 2 a 0

Uma forte chuva caiu no estádio Beira-Rio neste sábado e parece ter trazido bons fluídos…

1 hora ago

‘Um jogo muito bom, não só pelo gol’

O técnico Xabi Alonso, do Real Madrid, elogiou a atuação do brasileiro Vini Jr., autor…

1 hora ago

This website uses cookies.