Brasil notifica caso de gripe aviária à Organização Mundial de Saúde Animal


O Brasil notificou à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) sobre o seu primeiro caso detectado de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade) em granja comercial, conforme relatório publicado no site da OMSA. O foco foi detectado em uma granja comercial em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. De acordo com o relatório, 7.389 aves foram abatidas de um total de 17.025 suscetíveis.

De acordo com o relatório, o diagnóstico foi feito em exame PCR pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em São Paulo (LFDA), referência para esse tipo de doença.

A origem da infecção consta como inconclusiva ou desconhecida. O evento sanitário, que está em andamento, teve início em 12 de maio, conforme o relatório, e o agente é o vírus H5N1.

À OMSA, o governo brasileiro, por meio do Ministério da Agricultura, informou que os Serviços Veterinários Oficiais (SVOs) receberam notificação de morte súbita e sinais neurológicos e digestivos em uma granja de matrizes.

“Desde o início da investigação dos SVOs, o local foi colocado em quarentena, incluindo a suspensão da movimentação de aves e produtos. As análises laboratoriais identificaram o subtipo 2.3.4.4b do vírus H5N1. Os SVOs estão conduzindo uma investigação epidemiológica do evento e implementando as restrições e medidas de acordo com o Plano Nacional de Contingência para a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP)”, disse a pasta, conforme consta no relatório.

À OMSA, o Ministério da Agricultura informou que já adotou medidas de controle do foco, como rastreabilidade, vigilância da zona em torno do foco, zoneamento, controle de movimentação dos produtos.

De acordo com o relatório, o descarte oficial de carcaças, subprodutos e resíduos; o abate sanitário, a eliminação oficial de produtos de origem animal e a desinfecção da área estão em andamento.

Trata-se do primeiro caso no Brasil de gripe aviária no sistema comercial (influenza aviária de alta patogenicidade). O caso em uma granja comercial foi confirmado na noite da quinta-feira em um matrizeiro (granja de produção de ovos férteis) de aves comerciais em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, segundo o ministério.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

O governo federal projeta entregar mais 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) até o mês de março,…

3 horas ago

Queda de árvore na Avenida Mato Grosso provoca acidente e deixa adolescente ferido

Uma árvore de grande porte caiu no início da noite desta quarta-feira , 28, na…

5 horas ago

Sebrae lança projeto para impulsionar o setor gastronômico em Formosa | ASN Goiás

O gerente regional do Sebrae Entorno do Distrito Federal, Cleber Chagas, reforçou, em seu pronunciamento,…

6 horas ago

Polícia Civil prende mulher por aplicar golpe com comprovantes falsos de PIX em supermercado de Goianésia

A Polícia Civil de Goiás, por meio da 15ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de…

6 horas ago

Guia de finanças pessoais: como organizar o orçamento em 2026

Organizar as finanças pessoais se tornou uma prioridade para milhões de brasileiros no início de…

10 horas ago

37º Batalhão da Polícia Militar intensifica fiscalização de trânsito em Pirenópolis

O 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM), com sede em Pirenópolis, intensificou as ações de…

11 horas ago

This website uses cookies.