Brasil notifica caso de gripe aviária à Organização Mundial de Saúde Animal


O Brasil notificou à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) sobre o seu primeiro caso detectado de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade) em granja comercial, conforme relatório publicado no site da OMSA. O foco foi detectado em uma granja comercial em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. De acordo com o relatório, 7.389 aves foram abatidas de um total de 17.025 suscetíveis.

De acordo com o relatório, o diagnóstico foi feito em exame PCR pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em São Paulo (LFDA), referência para esse tipo de doença.

A origem da infecção consta como inconclusiva ou desconhecida. O evento sanitário, que está em andamento, teve início em 12 de maio, conforme o relatório, e o agente é o vírus H5N1.

À OMSA, o governo brasileiro, por meio do Ministério da Agricultura, informou que os Serviços Veterinários Oficiais (SVOs) receberam notificação de morte súbita e sinais neurológicos e digestivos em uma granja de matrizes.

“Desde o início da investigação dos SVOs, o local foi colocado em quarentena, incluindo a suspensão da movimentação de aves e produtos. As análises laboratoriais identificaram o subtipo 2.3.4.4b do vírus H5N1. Os SVOs estão conduzindo uma investigação epidemiológica do evento e implementando as restrições e medidas de acordo com o Plano Nacional de Contingência para a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP)”, disse a pasta, conforme consta no relatório.

À OMSA, o Ministério da Agricultura informou que já adotou medidas de controle do foco, como rastreabilidade, vigilância da zona em torno do foco, zoneamento, controle de movimentação dos produtos.

De acordo com o relatório, o descarte oficial de carcaças, subprodutos e resíduos; o abate sanitário, a eliminação oficial de produtos de origem animal e a desinfecção da área estão em andamento.

Trata-se do primeiro caso no Brasil de gripe aviária no sistema comercial (influenza aviária de alta patogenicidade). O caso em uma granja comercial foi confirmado na noite da quinta-feira em um matrizeiro (granja de produção de ovos férteis) de aves comerciais em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, segundo o ministério.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Corinthians usa semana livre para dar ritmo de jogo ao atacante Vitinho

O Corinthians se representou nesta segunda-feira após somar seu sexto jogo sem vitória no Brasileirão…

7 minutos ago

Tênis certo para corrida e caminhada: como escolher o ideal

Na corrida ou na caminhada, manter o corpo em movimento nunca foi tão acessível. Mas…

35 minutos ago

Publicada promoção de mais 229 policiais penais – Portal Goiás

Policiais ligados à Diretoria-Geral de Polícia Penal cumpriram requisitos de antiguidade e merecimento e tiveram…

41 minutos ago

Nos EUA, Novo Nordisk obtém aval da FDA para tratar doença hepática com Wegovy

A Novo Nordisk recebeu aprovação para uma nova indicação de seu medicamento para perda de…

44 minutos ago

Investidores sociais e especialistas discutem filantropia negra em evento no Rio

O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), que atua no fortalecimento da filantropia no…

57 minutos ago

Torcedor do Liverpool acusado de racismo contra Semenyo é impedido de ir a estádios ingleses

O futebol inglês quer dar exemplo ao planeta no combate ao racismo, com tolerância zero…

1 hora ago

This website uses cookies.