Ônibus do programa Sukatech está na cidade de Goiá, onde visitantes podem conhecer o processo correto de descarte do lixo eletrônico sem poluir o meio ambiente

Ônibus do programa Sukatech leva ações sobre descarte e recondicionamento de eletroeletrônicos para o Fica, na cidade de Goiás. Foto: SectiO Governo de Goiás promove o recolhimento de lixo eletroeletrônico e a conscientização da população durante a programação da 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na cidade de Goiás. As ações fazem parte do programa Sukatech, ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti). Por meio da iniciativa, equipamentos eletroeletrônicos que seriam descartados são recolhidos e recondicionados. Depois, são doados para entidades assistidas pelo Governo de Goiás. Além disso, o Sukatech promove cursos de capacitação para jovens e adultos.

O texto da publicação continua após a publicidade

O programa chegou à cidade de Goiás em um ônibus especialmente adaptado para o Sukatech. O veículo está estacionado na Praça do Chafariz, em frente ao Colégio Santana, onde os visitantes podem conhecer o processo correto de desfazimento e descarte do lixo eletrônico, bem como entender como os materiais contidos neles podem poluir o meio ambiente caso sejam descartados como lixo comum.

Por meio de parceria com a Secti, a prefeitura da cidade de Goiás vai instalar um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na cidade para o recolhimento de descartes de eletroeletrônicos. “A agenda ambiental tem sido foco das políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Sukatech é um importante programa de economia circular”, analisa o superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Guilherme Resende Oliveira.

Durante o Fica, o Sukatech oferece ainda um minicurso de Manutenção de Computador, onde os participantes aprendem como prolongar a vida útil do equipamento e gerar menos lixo. O minicurso será oferecido nesta quinta-feira, 15, das 8h às 12h, na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas da UFG (Unidade Sant'Ana). Os participantes vão concorrer a um sorteio de 20 computadores recondicionados.

Nesta quarta-feira, 14, o programa Sukatech realizou também debate sobre os temas: negócios de impacto socioambiental, economia circular, logística reversa, reciclagem e ações do Governo de Goiás na área de sustentabilidade e inovação.