O Cartão de crédito é uma ferramenta financeira muito útil, mas também pode ser uma armadilha para aqueles que não utilizam de forma consciente. 

Com a facilidade de comprar agora e pagar depois, muitas pessoas acabam se endividando e comprometendo sua saúde financeira. 

O texto da publicação continua após a publicidade

Por isso, é muito importante aprender a utilizar o cartão conscientemente. Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas simples e práticas. Confira!

Planeje o uso do seu cartão de crédito

A primeira dica é sempre utilizar o cartão de crédito de forma planejada. Isso significa que é preciso considerar quanto você recebe de renda e as outras contas que você possui, além da fatura do cartão. 

Dessa forma você consegue estabelecer um teto de gastos para seu cartão.

Isso te ajudará a não gastar mais do recebê e entrar na famosa “bola de neve”. Mas nem sempre é simples seguir esse planejamento, já que somos bombardeados o tempo todo com produtos e serviços por todos os lados.

Por isso, antes de fazer uma compra, é preciso avaliar se ela é realmente necessária e se o valor pode ser pago na data do vencimento da fatura. Se a resposta for negativa para alguma dessas perguntas, é melhor evitar a compra.

Anote os gatos e tenha clareza

É muito fácil se perder durante o mês em relação a quanto já foi gasto ou não no cartão. Por isso, uma prática que ajuda a não perder o controle é anotar todas as despesas realizadas com o cartão. 

Dessa forma, é possível ter uma visão clara do quanto está sendo gasto e evitar surpresas desagradáveis na hora de pagar a fatura.

Além disso, é fundamental acompanhar a fatura do cartão de crédito mensalmente, para verificar se não há cobranças indevidas ou taxas extras. 

Em caso de qualquer problema, é importante entrar em contato com a operadora do cartão para resolver a situação.

Ao comprar online, tome as medidas de segurança

É fato que após a pandemia a tendência de realizar compras online aumentou muito no mundo todo, e no Brasil essa realidade continua em expansão. Nesse sentido, é importante que você tenha alguns cuidados na hora de efetuar uma compra online:

  •  Sempre verifique a confiabilidade da loja - verifique se possui CNPJ, se há informações no reclame aqui, ou nas avaliações dos clientes na própria página da loja;
  • Sempre utilize a opção de cartão virtual nas compras online - a maioria dos bancos já disponibiliza esta opção em seus aplicativos. Isso traz mais segurança para suas transações online.

Tendo essas precauções, as chances de você cair em uma fraude e ter muitas dores de cabeça por isso, diminuem bastante.

Pague sempre o valor total da fatura

Outra dica importante, é sempre pagar o valor total da fatura do cartão de crédito na data do vencimento. Isso evita o pagamento de juros e multas, que podem tornar a dívida ainda maior. 

Pagar o valor mínimo da fatura, pode parecer cômodo em um mês que você tenha perdido o controle. 

Porém, faça isso apenas se você tem certeza de que no próximo mês terá o dinheiro para pagar a próxima fatura + o valor restante da fatura anterior + o valor dos juros. Mesmo assim, evitar esta opção ao máximo, ainda é a melhor opção.

Dica Bônus - Procure a opção de cartão de crédito mais vantajosa

Escolha sempre um cartão que te traga algum benefício e não tenha custos adicionais. Há várias opções de cartões que não cobram anuidade, por exemplo.

Além disso, há uma série de cartões atrelados a programas de fidelidade, nos quais você ganha pontos a cada compra. É possível trocar esses pontos de várias formas e por vários produtos, passagens aéreas ou até cashback.

Portanto, pesquise muito antes de escolher o cartão ideal para você e, se possível, concentre suas compras em um único cartão. Isso facilita na hora de manter o controle dos gastos.

Conclusão

Por fim, é importante lembrar que o cartão não deve ser utilizado como uma extensão da renda mensal. Ele é uma ferramenta que deve ser utilizada para facilitar o pagamento de despesas e não para gastar mais do que se ganha.

Seguindo essas dicas, é possível utilizar essa ferramenta, de forma consciente e evitar problemas financeiros. Lembre-se sempre de planejar seus gastos, acompanhar a fatura, ter cuidado ao realizar compras online e pagar sempre o valor total da fatura. 

Assim, você pode aproveitar todos os benefícios do cartão de crédito, sem cair em armadilhas e complicar sua vida financeira.



Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo