Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

O Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano entre 2026 e 2028. O câncer se aproxima das doenças cardiovasculares como principal causa de morte no país.

Os dados constam da publicação Estimativa 2026-2028: Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), divulgada nesta quarta-feira, 04, no Rio de Janeiro, no Dia Mundial do Câncer.

Segundo o Inca, os números refletem o envelhecimento da população, mas também desigualdades regionais e desafios persistentes no acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento rápido.

Entre os homens, os cinco tipos de câncer mais comuns são próstata (30,5%), cólon e reto (10,3%), pulmão (7,3%), estômago (5,4%) e cavidade oral (4,85).

Entre as mulheres, predominam o câncer de mama (30%), cólon e reto (10,5%), colo do útero (7,4%), pulmão (6,4%) e tireoide (5,1%).

Desigualdades regionais

Segundo o Inca, o câncer de colo do útero está entre os mais prevalentes no norte e nordeste do país. O câncer de estômago tem maior incidência entre os homens no norte e nordeste. Tumores associados ao tabagismo (pulmão e cavidade oral) são mais frequentes no sul e sudeste.

Para o Inca, as diferenças refletem o acesso desigual à prevenção, rastreamento e tratamento. “O Brasil é um país heterogêneo que tem a ver com urbanização e com a exposição a fatores de risco como a falta de saneamento básico. Mas estamos muito preocupados com o câncer de cólon e de reto porque vem aumentando a incidência. Tem a ver com a exposição precoce a fatores de risco, aumento da obesidade e do sedentarismo. Isso mostra que alguma coisa precisa ser feita”, disse o diretor-geral do Inca, Roberto Gil.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o câncer de colo do útero vem diminuindo com a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano).




Ministro Alexandre Padilha participou do Dia Mundial do Câncer 2026 no Instituto Nacional de Câncer , no Rio Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

“O mais importante é a prevenção, é combater os hábitos que levam ao câncer como tabaco, principalmente entre os mais jovens, com os dispositivos eletrônicos, o crescimento da obesidade”, afirmou o ministro.

Padilha também cumpriu outra agenda no Rio de Janeiro nesta quarta-feira que foi a adesão da Amil ao programa Agora Tem Especialistas, o que representará 600 cirurgias em hospitais privados que serão abertas a pacientes que estão esperando nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Agência Brasil

Dener Rafael

Recent Posts

Goiás sedia a Go Cup, o maior torneio de futebol infantil do mundo

Mais de quatro mil meninos e meninas participam, a partir do próximo domingo (29) em…

5 minutos ago

Agenda do governador para domingo

Agenda do governador – Ronaldo Caiado inaugura, neste domingo (29/03), às 9 horas, a nova…

6 minutos ago

Caravana do Sebrae leva capacitação e inovação à Expopec e reforça apoio ao empreendedor do Norte de Goiás | ASN Goiás

A presença do Sebrae Goiás na Expopec tem sido um dos destaques da feira, com…

10 minutos ago

Itália vence e continua viva na luta por vaga para a Copa do Mundo

O sonho da Itália de retornar à Copa do Mundo continua vivo. Jogando nesta quinta-feira…

6 horas ago

Goiás é pioneiro na terapia tripla para DPOC e já atende mais de 8,9 mil pacientes

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) é pioneira no Brasil na oferta da terapia…

6 horas ago

Hospitalizações por Influenza A têm aumentado no país, informa Fiocruz

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) vem aumentando no país, de acordo com…

7 horas ago

This website uses cookies.