Brasil define equipe feminina para disputa do Mundial de ginástica artística de Jacarta


A Confederação Brasileira de Ginástica divulgou neste sábado a escalação da equipe feminina para a disputa do Mundial de ginástica artística de Jacarta, na Indonésia, que começa neste domingo. A medalhista olímpica Flávia Saraiva vai competir no solo e na trave. A equipe brasileira que tem a ginasta de 26 anos como principal destaque é composta também por Julia Soares (solo e trave), Júlia Coutinho (solo e paralela) e Sophia Weisberg (paralela, salto e trave).

“Esse é um dia de grande importância, pois marca o momento de reproduzir ao máximo o que acontecerá no dia da competição. As séries já estão praticamente definidas, e hoje tivemos a oportunidade de nos familiarizar tanto com o ginásio de aquecimento, que também acontece no pódio, quanto com o ginásio de competição”, afirmou o coordenador técnico da seleção feminina, Francisco Porath Neto, após o treino de pódio.

Ele explicou que a atividade permite mais tempo para ajustes e contato direto com a arbitragem. “Essencial para os últimos ajustes técnicos e estratégicos”, disse ele, acrescentando que durante a competição, há tempo apenas para aquecimento do aparelho.

De acordo com o coordenador, a definição das atletas foi montada com base nos aparelhos em que cada uma é especialista, garantindo que todas pudessem participar e apresentar suas melhores provas. “Neste ano, por se tratar do Mundial de especialistas, apenas três atletas podem competir por aparelho, o que exigiu uma distribuição bem planejada”, afirmou.

Primeiro Mundial do ciclo olímpico, o evento na Indonésia terá apenas disputas por aparelhos e individual geral e por isso é chamado de “Mundial de especialistas”. A Federação Internacional de Ginástica promove competições por equipes, disputa na qual o Brasil foi bronze nos Jogos de Paris-2024, apenas a partir do segundo Mundial de cada ciclo.

“A Sophia treinou todos os aparelhos e está pronta para o individual geral. Essa preparação foi extremamente importante pensando no próximo ano. É também um momento especial para atletas experientes, como a Flávia, que retorna ao solo pela primeira vez após os Jogos Olímpicos”, afirmou Porath.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Sebrae lança projeto para impulsionar o setor gastronômico em Formosa | ASN Goiás

O gerente regional do Sebrae Entorno do Distrito Federal, Cleber Chagas, reforçou, em seu pronunciamento,…

53 minutos ago

Polícia Civil prende mulher por aplicar golpe com comprovantes falsos de PIX em supermercado de Goianésia

A Polícia Civil de Goiás, por meio da 15ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de…

2 horas ago

Guia de finanças pessoais: como organizar o orçamento em 2026

Organizar as finanças pessoais se tornou uma prioridade para milhões de brasileiros no início de…

6 horas ago

37º Batalhão da Polícia Militar intensifica fiscalização de trânsito em Pirenópolis

O 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM), com sede em Pirenópolis, intensificou as ações de…

7 horas ago

Mudou de imóvel ou renovou o contrato? Fique atento à titularidade da conta de energia

O início do ano costuma trazer mudanças importantes na rotina dos goianos, como novos contratos…

7 horas ago

Emater inicia entregas do Semear Social – Portal Goiás

Semear Social entrega insumos, orientações técnicas sobre correção e manejo do solo, e contribui para…

8 horas ago

This website uses cookies.