Brasil amarga derrota histórica para o Japão em amistoso em Tóquio


A Seleção Brasileira masculina de futebol sofreu derrota inédita para o Japão nesta terça-feira (14), em amistoso contra o Japão, em Tóquio, depois da empolgante goleada – 5×0 – sobre a Coreia do Sul na última sexta-feira (10).

Após começar na frente no lotado Estádio Ajinomoto, com 2 a 0 na etapa inicial – gols de Paulo Henrique e Gabriel Martinelli – o Brasil levou a virada no segundo tempo em apenas 20 minutos, com gols de Minamino, Nakamura e Ueda.

A partida faz parte da preparação para a Copa do Mundo de 2026, a ser realizada no Canadá, Estados Unidos e México. 

Até então elogiado pelo técnico Carlo Ancelotti, o sistema defensivo brasileiro sofreu dois gols pela primeira vez nos últimos cinco jogos – apenas contra a Bolívia, o Brasil perdera por 1×0 nas Eliminatórias. Os próximos amistosos do Brasil serão contra Senegal e Tunísia, na Europa, na próxima data Fifa em novembro.

Como foi a partida

O Brasil precisou de paciência na primeira etapa diante da marcação japonesa bem montada com cinco homens na defesa. A primeira boa chance de gol foi dos adversários. Aos 21 minutos, pela direita, o camisa 10 se livrou da marcação de Carlos Augusto e tocou para Ueda, que, dentro da área, desviou para o gol, mas a bola passou por fora, rente à trave.

Quatro minutos depois do susto, o Brasil abriu o placar com o lateral Paulo Henrique chutando certeiro na saída do goleiro, após passe de primeira de Bruno Guimarães. A partir daí, o Brasil controlou o jogo. Aos 31 minutos, Lucas Paquetá – de fora da área – levantou de cavadinha para Gabriel Martinelli estufar da rede de canhota: 2×0.

Etapa final

Após o intervalo, o Brasil diminuiu o ritmo e pagou caro: levou três gols nos primeiros 25 minutos. O primeiro deles, aos seis minutos de jogo, após erro individual de Fabrício Bruno na saída de bola, Minamino aproveitou e chutou forte para o fundo da rede.

O empate asiático saiu dez minutos depois: Ito cruzou certeiro na segunda trave e Nakamura acertou um chute forte. Fabrício Bruno ainda tentou cortar, mas a bola entrou. Após o empate, o técnico Carlo Ancelotti fez as primeiras substituições: colocou Rodrygo no ataque no lugar de Vinícius Júnior e o volante Joelinton substituiu Bruno Guimarães. No entanto, o Japão seguiu dominando e virou o placar aos 25 minutos: Ueda cabeceou sozinho, após cobrança de escanteio de Ito: 3×2. 

Atrás no placar, Ancelotti fez mais três substituições no ataque. Ele tirou Luiz Henrique e colocou Estevão; na lateral esquerda entrou Caio Henrique no lugar de Carlos Augusto; e Richarlison assumiu o meio-campo até então com Paquetá.

No entanto, os japoneses seguiram no ataque e por pouco não ampliaram aos 41 minutos, após chute de fora da área de Tanaka, mas o goleiro Hugo Souza espalmou para fora, cedendo escanteio.

No último suspiro, a Seleção Brasileira quase chegou ao empate aos 45 minutos, com linda bola levantada por Estevão para Richarlison na pequena área, mas o camisa 9 mandou a bola de cabeça por cima do gol. Final: Japão 3×2 Brasil. Um resultado surpreendente.



Fonte: Agência Brasil

Dener Rafael

Recent Posts

Fiocruz conduzirá estudo com injeção contra HIV em sete cidades

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) irá iniciar um estudo para subsidiar a avaliação da incorporação…

2 horas ago

Sebrae Goiás integra Plano de Desenvolvimento do Setor Florestal lançado pelo Governo do Estado | ASN Goiás

O Governo de Goiás anunciou, nesta quinta-feira, 15, no Palácio das Esmeraldas, o Plano de…

5 horas ago

Reforma da UPA, postos de saúde e entrega do novo hospital integram o maior programa de estruturação da saúde em Goianésia

A Prefeitura de Goianésia deu início ao maior programa de reestruturação da saúde já realizado…

9 horas ago

CPE prende suspeito por tráfico de drogas durante ação em Goianésia

Uma ação da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) resultou na prisão de um suspeito por…

10 horas ago

Renegociação de dívidas: como reorganizar as finanças e sair do vermelho em 2026

A renegociação de dívidas tem se tornado uma alternativa cada vez mais comum para brasileiros…

11 horas ago

Carnaval de Goianésia 2026 tem atrações nacionais e expectativa de R$ 15 milhões na economia

As atrações oficiais do Carnaval de Goianésia 2026 foram apresentadas na manhã desta sexta-feira, 16,…

11 horas ago

This website uses cookies.