Brasil acusa Israel de ‘atrocidades e uso despudorado da fome’ contra palestinos em Gaza


Por Redação O Estado de S. Paulo – 23/07/2025 17:37

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota nesta quarta-feira, 23, no qual acusa o governo de Israel de violações sistemáticas de direitos humanos contra palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, no contexto da guerra contra o grupo terrorista Hamas.

Segundo o Itamaraty, Israel faz despudorada da fome como arma de guerra, massacra civis à espera de ajuda humanitária e ataca locais civis, incluindo locais religiosos.

“A esses horrores somam-se contínuas violações do Direito Internacional, como a anexação de territórios pela força e a expansão de assentamentos ilegais. A comunidade internacional não pode permanecer inerte diante das atrocidades em curso”, diz a nota.

“O Brasil considera que já não há espaço para ambiguidade moral nem omissão política. A impunidade mina a legalidade internacional e compromete a credibilidade do sistema multilateral”, segue o texto.

Na nota, o governo ainda reiterou que a entrada do País como parte na ação que tramita na Corte Internacional de Justiça e acusa Israel de promover genocídio em Gaza, movida pela África do Sul.

Desde o início da guerra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem sendo criticado pela comunidade judaica por sua posição no conflito e sobre Israel. Lula chegou a comparar as ações israelenses em Gaza, detonadas pelos atentados de 7 de outubro perpetrados pelo grupo terrorista Hamas, ao nazismo, o que é considerado ofensivo pelos judeus.

As rusgas levaram a retirada do embaixador brasileiro em Israel. Não há previsão de substituição.

Com a nota desta quarta, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) afirmou que houve um rompimento do Itamaraty com a tradição diplomática brasileira em relação a Israel. Segundo a entidade, o governo brasileiro “distorce os fatos e adota falsas narrativas”.

“A nota oficial do governo Lula sobre o trágico conflito em Gaza mais uma vez demonstra como a política externa brasileira abandonou sua tradição de equilíbrio e moderação sob o comando do presidente Lula e de seu assessor Celso Amorim”, declarou a Conib. A nota da entidade também contem críticas à acusação de genocídio da África do Sul, chamada de “não apenas falsa, mas perversa” e diz que a morte dos palestinos é responsabilidade do Hamas.

A pressão internacional contra Israel em virtude do agravamento da epidemia de fome e da morte de civis à espera de ajuda em Gaza tem ganhado força nesta semana.

Mais cedo, mais de 100 entidades de ajuda humanitária alertaram que a “fome em massa” estava se espalhando pela Faixa de Gaza. A OMS se juntou aos apelos para que mais comida seja distribuída aos civis palestinos.

No começo da semana, 25 países, entre eles aliados históricos de Israel, criticaram o país pelo aumento da desnutrição entre os palestinos, que já causaram 21 mortes nos últimos dias.

Israel impediu a entrada de comida em Gaza entre março e maio, argumentando que o Hamas desvia parte da ajuda para fins próprios. Há dois meses, retomou o envio de ajuda, mas sem a participação de entidades humanitárias, e as substituindo por uma ONG ligada ao governo americano.

Desde então, episódios de violência perto da distribuição de ajuda se tornaram comuns, matando mais de 800 pessoas. O Exército israelense alega que age para dispersar a multidão quando a entrega sai do controle.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Novo Nordisk corta 9 mil empregos globalmente para economizar US$ 1,3 bilhão

A Novo Nordisk anunciou que cortará cerca de 11% da sua força de trabalho global…

8 minutos ago

Von der Leyen defende mais sanções à Rússia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta quarta-feira (10) que a…

9 minutos ago

Tenista russa revela mensagens românticas de Rune nas redes sociais: ‘Atira para todo lado’

O dinamarquês Holger Rune voltou a ganhar as manchetes do noticiário esportivo por seu comportamento…

10 minutos ago

STF continua a análise da tentativa de golpe; Fux vota nesta quarta

Por Redação O Estado de S. Paulo - 10/09/2025 08:21 Os ministros da Primeira Turma…

11 minutos ago

Samir Xaud sobe o tom para reclamar de partida contra Bolívia: ‘Uma verdadeira várzea’

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, inflamou o discurso após a…

30 minutos ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Ludogel de Cerqueira Braudes, ocorrido nesta terça-feira,…

30 minutos ago

This website uses cookies.