Botafogo oficializa contratação de Davide Ancelotti, ex-auxiliar da seleção


A direção do Botafogo oficializou nesta terça-feira a contratação do italiano Davide Ancelotti, ex auxiliar da seleção brasileira. Davide, que é filho de Carlo Ancelotti, acertou vínculo até o fim de 2026 e definiu em contrato a sua liberação do time carioca para ajudar na preparação da seleção para a Copa do Mundo de 2026.

Davide e Botafogo começaram a negociar no fim de semana e as conversas avançaram rapidamente. Nesta terça, pela manhã, o filho de Carlo Ancelotti desembarcou no Rio de Janeiro para acertar os últimos detalhes e assinar contrato com o time carioca, cuja delegação já treina normalmente no Brasil em seu retorno após a disputa do Mundial de Clubes, nos Estados Unidos.

Davide Ancelotti chega ao time alvinegro na companhia de dois assistentes: o espanhol Luís Tevenet (ex-técnico do time B do Atlético de Madrid) e o britânico Andrew Mangan, cotado para reforçar a comissão técnica do Real no ano passado. Além deles, se junta à comissão o preparador físico italiano Luca Guerra. O Botafogo já conta com um preparador de goleiros fixo.

Ao fazer o anúncio, o Botafogo exaltou a aposta em “inovação”, em razão da falta de experiência de Davide como técnico. Até agora, o profissional de 35 anos só atuou no futebol como auxiliar do pai em grandes do futebol europeu, como Real Madrid, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Napoli e Everton.

“A contratação de Davide Ancelotti representa mais um passo estratégico no fortalecimento do projeto esportivo da SAF, com base em inovação, ambição e protagonismo internacional”, registrou o clube carioca, em comunicado.

No mesmo texto, a direção botafoguense enumerou “pilares” que sustentam a opção por um jovem treinador, como “perfil global”, “experiência na elite do futebol europeu” e “formação sólida e moderna”.

“(A contratação) Representa uma decisão estratégica da diretoria e da holding em apostar na juventude, na inovação e na alta performance como pilares do futuro; total alinhamento com os valores da SAF Botafogo: ambição, profissionalismo e protagonismo internacional; reforça o posicionamento do Botafogo como um dos projetos mais modernos, ousados e relevantes do futebol sul-americano.”

PASSAGEM RELÂMPAGO PELA SELEÇÃO

Antes de acertar com o Botafogo, Davide teve breve passagem pelo comando do time nacional. O auxiliar atuou em apenas um jogo ao lado de Carlo Ancelotti, na partida contra o Paraguai, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2016. Foi a segunda partida do novo treinador à frente da seleção.

Davide não chegou a participar da comissão técnica do Brasil na estreia do seu pai porque estava em negociações para ser treinador do Rangers, da Escócia, em conversas que acabaram não avançando.

O treinador, contudo, não ficará totalmente desvinculado da seleção. Ele será liberado pelo Botafogo para participar da preparação do Brasil para o Mundial do ano que vem. “Davide Ancelotti está liberado de suas funções na comissão técnica da seleção brasileira e, em comum acordo entre as partes, será convocado pontualmente para a preparação final rumo à Copa do Mundo de 2026”, explicou a CBF, em nota.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Eduardo Braga indica tratamento de usinas hidrelétricas reversíveis em MP do setor elétrico

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) indicou nesta terça-feira, 28, que vai tratar na Medida Provisória…

4 minutos ago

Justiça do Rio desinterdita integralmente operação da Refit

Por Talita Nascimento. Colaborou Gabriela da Cunha - 28/10/2025 13:13 A Justiça do Rio de…

14 minutos ago

Bolsonaro e aliados repetem teses em recursos ao STF e afagam Fux, de olho em revisão das penas

As defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos demais réus condenados por tentativa de…

17 minutos ago

Petrobras mantém interesse na África mesmo com Foz do Amazonas, diz Magda

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta terça-feira, 28, que o avanço do projeto…

27 minutos ago

Almoço saudável: 5 receitas de forno leves e práticas

Manter uma alimentação equilibrada nem sempre precisa ser complicado ou demorado. Com escolhas inteligentes e…

36 minutos ago

Eduardo Braga indica possível desoneração fiscal para baterias em MP do setor elétrico

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) indicou nesta terça-feira, 28, a possibilidade de prever desoneração fiscal…

42 minutos ago

This website uses cookies.