Categories: Últimas Notícias

Botafogo mostra evolução, mas perde para o Universidad de Chile na estreia da Libertadores


Nem a pompa de atual campeão da Copa Libertadores da América ajudou o Botafogo na sua estreia na edição de 2025, quando perdeu por 1 a 0, nesta quarta-feira, para o Universidade Católica, no Estádio Nacional, em Santiago no Chile. O gol da vitória foi marcado por Lucas di Yorio, aos 14 minutos do segundo tempo.

Com isso, o campeão brasileiro fica sem pontuar no Grupo A, no qual o time chileno soma três pontos ao lado do Estudiantes-ARG, que na terça-feira, fora de casa, venceu por 2 a 0 o Carabobo-VEN.

Este foi o oitavo jogo sem vitória do alvinegro carioca, porém, o time mostrou evolução. Depois de perder tempo nos três primeiros meses do ano quando ficou sem técnico, após a ida de Artur Jorge para o Al-Rayyan, do Catar, o Botafogo voltou a ser competitivo sob o comando do também português Renato Paiva, em seu segundo jogo oficial. Ele participa bastante à beira do campo, onde gesticula e orienta seus jogadores por todo tempo.

Mas o time alvinegro ainda sente falta de jogadores mais talentosos, como o meia Almada e o atacante Luiz Henrique, ou então, de atacantes decisivos como Tiquinho Soares e Júnior Santos. Os quatro deixaram o clube no final da temporada, enfraquecendo o Botafogo que perdeu dois títulos: a Supercopa Rei para o Flamengo e a Recopa Sul-Americana para o Racing-ARG.

Bem organizado em campo, com a marcação ajustada, o Botafogo passou a buscar seu gol e teve duas chances. A primeira, aos 27 minutos, quando Igor Jesus recebeu a bola sozinho no lado direito da área. Mesmo sem ângulo ele bateu forte e o goleiro Castellón se agachou e rebateu com os joelhos.

A outra oportunidade começou do lado esquerdo com Alex Telles, que cruzou do outro lado. Santiago Rodríguez chutou e Castellón deu um tapa na bola para o outro lado. Matheus Martins ainda pegou o rebote, mas chutou fraco e permitiu o encaixe do goleiro.

Com 65% de posse de bola do time brasileiro, o Universidad quase não criou durante todo primeiro tempo. Assustou apenas num chute de Altamirano, aos 12 minutos, que saiu do lado da trave esquerda de Jhon.

Mas o time chileno voltou com duas mudanças após o intervalo, com as entradas do volante Poblete e do atacante Nicolás Guerra, respectivamente, nos lugares de Altamirano e Leandro Fernández. O técnico Gustavo Álvarez tirou seu time de trás e passou a pressionar a saída de bola brasileira.

A estratégia deu certo porque numa reposição de bola do Botafogo, o Universidade marcou seu gol. Sepúlveda acionou Guerra na frente da área, onde ele fez um giro e o passe para Di Yorio, que bateu firme na saída de Jhon, aos 14 minutos.

Em seguida, Renato Paiva já colocou dois atacantes em campo, com as entradas de Artur e Elias Manoel nas vagas de Matheus Martins e Patrick de Paula, respectivamente. Mas o Botafogo não mais reagiu.

O time chileno cresceu em campo apoiado por sua torcida, dominou as ações em campo e optou por segurar a vantagem ao marcar o segundo gol. Nos acréscimos, o Botafogo ainda perdeu Igor Jesus expulso por uma falta violenta.

Na segunda rodada, dia 8, o Botafogo vai receber no Engenhão o Carabobo-VEN, enquanto o Universidad vai sair diante do Estudiantes-ARG. Antes disso, no final de semana, o time carioca atuará pela segunda rodada do Brasileirão diante do Juventude, no sábado, atrás da sua primeira vitória após ter empatado sem gols com o Palmeiras no Allianz Arena.

FICHA TÉCNICA

UNIVERSIDAD-CHI 1 X 0 BOTAFOGO

UNIVERSIDADE DO CHILE – Gabriel Castellón; Nicolás Ramírez, Calderón e Zaldivia; Hormazábal, Marcelo Díaz (Montes), Aranguíz, Altamirano (Poblete) e Sepúlveda (José Castro); Lucas Di Yorio (Contreras) e Leandro Fernández (Nicolás Guerra). Técnico: Gustavo Alvarez.

BOTAFOGO – John; Vitinho, Jair, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas (Allan) e Patrick de Paula (Elias Manoel); Matheus Martins (Artur), Igor Jesus e Santiago Rodríguez (Jeffinho). Técnico: Renato Paiva.

GOL – Lucas di Yorio, aos 14 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Leandro Fernández, Nicolás Guerra, Sepúlveda e Aránguiz (Universidad); Patrick de Paula, Jeffinho e Gregore (Botafogo).

CARTÃO VERNELHO – Igor Jesus (Botafogo).

ÁRBITRO – Esteban Ostojich (URU).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio Nacional, em Santiago (CHI).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Tiago Splitter é o novo técnico do Portand Trail Blazers, time da NBA

Após uma temporada de títulos no basquete francês, no comando técnico do Paris Basketball, o…

2 minutos ago

Casa Branca pede reabertura do governo pelo Congresso e promete apoio a produtores de carne

A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, reiterou o pedido para que os…

4 minutos ago

Prima de Ana Castela morre aos 36 anos, um dia após cantora pedir doações de sangue

Paula Proença Castela Ribeiro, prima de Ana Castela, morreu aos 36 anos nesta quinta-feira, 23,…

8 minutos ago

Motociclista fica gravemente ferido ao se envolver em acidente entre Cirilândia e Santa Isabel

Na tarde desta quinta-feira, 23, um acidente entre uma caminhonete e uma motocicleta deixou uma…

22 minutos ago

Como são os ‘parafusos’ gigantes que vão ajudar na despoluição do Rio Tietê?

Bombas mecânicas de 18 toneladas e altura equivalente a um prédio de seis andares, que…

22 minutos ago

Departamento do Comércio dos EUA nega negociação com empresas de computação quântica

O governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, negou estar em negociações para adquirir participações…

23 minutos ago

This website uses cookies.