Botafogo mantém confiança em Fortaleza no reencontro com Renato Paiva


Embalado após garantir sua classificação às quartas de final da Copa do Brasil, o Botafogo vira a chave e vai enfrentar o Fortaleza, pela 19ª rodada, do Campeonato Brasileiro. O duelo acontecerá, neste sábado, na Arena Castelão, a partir das 20h30.

O confronto marca o reencontro do técnico Renato Paiva com o Botafogo. Atualmente no Fortaleza, o comandante viveu altos e baixos em General Severiano e teve como grande destaque uma histórica vitória por 1 a 0 sobre o Paris Saint-Germain, atual vencedor da Liga dos Campeões, na segunda rodada do Mundial de Clubes. O português foi demitido depois da eliminação nas oitavas de final do torneio para o Palmeiras.

O grupo comandado por Davide Ancelotti entrou em campo na última quarta-feira e eliminou o Red Bull Bragantino da Copa do Brasil, ao vencer por 1 a 0, em Bragança Paulista (SP). No Rio já tinha vencido por 2 a 0. No Brasileirão é o sétimo colocado, com 26 pontos, 11 de diferença para o líder Flamengo.

O goleiro John segue de fora, mesmo depois que desistiu de fechar com o West Ham-ING. Titular na Copa do Brasil, Léo Linck continua na vaga. Anunciado nesta sexta-feira como reforço, o goleiro Neto, ex-Athletico e que estava no Bournemouth-ING, ainda nem treinou com o grupo e não viajou com a delegação.

O zagueiro Kaio Pantaleão e o lateral-esquerdo Cuiabano, recuperando-se de lesões, devem ser preservados para o jogo de quinta-feira, contra a LDU, pela Libertadores. David Ricardo e Alex Telles devem continuar titulares.

A defesa não contará com Alexander Barboza e o meio-campo com Allan, já que ambos cumprem suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos. Caso Kaio Pantaleão não esteja recuperado, o lateral-esquerdo Marçal pode ser improvisado no setor e atuar ao lado de David Ricardo. No meio-campo, Danilo e Newton disputam vaga para atuar ao lado de Marlon Freitas.

Ancelotti ainda tem uma dúvida no ataque. Reserva na última partida, o centroavante Arthur Cabral pode voltar a aparecer. Em contrapartida, Joaquin Correa tem chance de começar no banco.

O treinador mantém o mistério em relação a definição de um time titular e defende o rodízio do elenco priorizando o descanso dos atletas. “Precisamos descansar alguns jogadores que vamos precisar nos próximos jogos. É muito importante para o Botafogo.”

O Fortaleza mira dar mais um passo na luta para se afastar da zona de rebaixamento. Está invicto há duas partidas e não entra em campo desde o último domingo (3), quando empatou por 1 a 1 com o Corinthians na Neo Química Arena.

Eliminado da Copa do Brasil, o time teve a semana livre para trabalhar e ajustar detalhes junto à comissão técnica. É o 18° colocado, com 15 pontos, três atrás do Vitória, primeiro clube fora do Z-4.

O volante Zé Welison recebeu o terceiro cartão amarelo na última rodada e não está à disposição. A tendência é que Lucas Sasha e Matheus Pereira sigam como titulares do meio-campo junto com o jovem Lucca Prior.

O goleiro Vinícius Silvestre segue titular, após ganhar a vaga com as sucessivas falhas de Magrão, concorrente na posição. Os também goleiros João Ricardo e Brenno estão no departamento médico. Recém-contratado para aumentar as opções, o também goleiro Helton Leite deve fazer sua estreia contra o Velez Sarsfield, na terça-feira (12), pela Libertadores.

As principais dúvidas estão no sistema defensivo. Titulares no empate contra o Corinthians, o zagueiro Kuscevic e o lateral-esquerdo Diogo Barbosa disputam a titularidade.

Renato Paiva convocou a torcida para o jogo diante de seu ex-clube e afirmou que espera contar com o Castelão cheio. “Jogaremos em casa, e isso é fundamental. Eu aproveito para pedir à torcida que compareça, pois vamos precisar muito deles. Os torcedores estão tristes com os resultados, mas acho que tem que ficar orgulhosa do esforço.”

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA X BOTAFOGO

FORTALEZA – Vinícius Silvestre; Mancuso, Kuscevic, Gustavo Mancha e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Matheus Pereira e Lucca Prior; Marinho, Deyverson e Brenno Lopes. Técnico: Renato Paiva.

BOTAFOGO – Léo Linck; Vitinho, David Ricardo, Marçal (Kaio Pantaleão) e Alex Telles; Danilo, Marlon Freitas e Savarino; Artur, Arthur Cabral e Montoro. Técnico: Davide Ancelotti.

ÁRBITRO – Anderson Daronco (RS).

HORÁRIO – 20h30.

LOCAL – Arena Castelão, em Fortaleza (CE).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Bom humor externo e alívio em IPCA no Focus animam Ibovespa antes de agenda ganhar força

O bom humor internacional estimula alta do Ibovespa. Os investidores avaliam positivamente o tom apaziguador…

7 segundos ago

Taxas futuras de juros operam em queda leve nos vencimentos longos

As taxas de juros negociadas no mercado futuro operaram em leve baixa nos vencimentos longos…

11 minutos ago

‘Brasil não tem problema com Israel, tem com Netanyahu’, diz Lula ao comentar cessar-fogo

Por Redação O Estado de S. Paulo - 13/10/2025 12:52 O presidente Luiz Inácio Lula…

12 minutos ago

Na Itália, Lula despista sobre nova indicação ao STF

Por Redação O Estado de S. Paulo - 13/10/2025 12:46 O presidente Luiz Inácio Lula…

14 minutos ago

3 decretos proféticos poderosos para atrair dinheiro

Os decretos proféticos são afirmações de fé que buscam alinhar a mente e o espírito…

21 minutos ago

quem são as vítimas da estudante de Direito suspeita de matar 4 pessoas

Por Redação O Estado de S. Paulo - 13/10/2025 12:24 A estudante de Direito Ana…

24 minutos ago

This website uses cookies.