Botafogo enfrenta ‘melhor PSG da história’ entre sonho de vencer e a missão de evitar desastre


Posicionado no ‘grupo da morte’ do Mundial de Clubes, o Botafogo é o time brasileiro teoricamente com a maior dificuldade para avançar às oitavas de final. Depois da estreia com vitória sobre o Seattle Sounders, o alvinegro carioca vai experimentar o auge do problema diante do Paris Saint-Germain, atual campeão da Liga dos Campeões e cuja versão atual é tida como a melhor da história do clube francês. A bola rola às 22h (horário de Brasília), no Rose Bowl, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Apesar de o Botafogo ser o atual campeão brasileiro e da Libertadores, e gozar de investimento financeiro que o permite disputar competições mirando a busca por títulos, não é exagero dizer que vencer o PSG seria um sonho seria um ótimo resultado – vencer, então, seria um sonho. Em um cenário com igualdade no placar, os cariocas somariam quatro pontos, mantêm a segunda posição do Grupo B e decidiram a vaga no mata-mata no sol californiano do meio-dia contra o forte Atlético de Madrid, goleado por 4 a 0 pelos franceses na primeira rodada.

Um placar elástico não seria surpresa, mas é preciso evitar um desastre para não prejudicar o saldo de gols, principal critério de desempate. Se o Botafogo for derrotado pelo placar mínimo, tem de torcer para o Atlético empatar ou vencer o Seattle por no máximo quatro gols de diferença para enfrentar os espanhóis em igualdade no saldo.

A maioria dos torcedores brasileiros vão lembrar do PSG de Messi, Neymar e Mbappé, que até poucas temporadas atrás se demonstrou incapaz de ser superior em confrontos com gigantes europeus. A saída do trio coincidiu com o início de uma nova era, sem grandes estrelas, mas nem por isso com menos investimento. Desde 2011 o time de Paris pertence ao Qatar Sports Investments (QSI), fundo ligado ao Governo do Catar, cujo aporte na equipe já ultrapassou os 2 bilhões de euros neste período.

O time do PSG é comandado desde julho de 2023 pelo técnico espanhol Luis Enrique, marcado pelo trabalho com o trio Messi, Suárez e Neymar no Barcelona. Ele é o responsável por transformar a equipe em uma máquina de jogar futebol. O time se destaca pela alta intensidade, marcação por pressão, toques rápidos e variação de posição. O trabalho foi coroado com o título da Champions, com direito a um 5 a 0 sobre a Inter de Milão na final, além do bi no Campeonato Francês e Copa da França.

Diante do adversário, toda preocupação para o Botafogo é pouca. Especialmente depois do desempenho aquém do esperado na vitória por 2 a 1 sobre o Seattle Sounders. “Vamos trabalhar em cima disso à espera de um adversário muito difícil, onde vamos ter que ser muito melhores, muito mais competentes e fazer praticamente uma noite perfeita para defrontar o Paris Saint-Germain”, disse o técnico Renato Paiva.

A expectativa é de que Paiva faça pelo menos uma alteração na equipe para o jogo com o PSG. O experiente Allan deve começar entre os 11 iniciais, na vaga de Mastriani, e o Botafogo deve ir a campo com uma trinca de volantes para tentar neutralizar o forte meio-campo parisiense.

Pelo lado parisiense, Luis Enrique não deve à disposição o atacante Ousmane Dembele, um dos principais jogadores da equipe. Ele ainda se recupera de lesão e o português Gonçalo Ramos é quem vai ficar responsável pelo comando de ataque. Para o brasileiro Marquinhos, capitão do time francês, o PSG deve manter a ‘fome’ de ganhar títulos importantes. “Temos que estar lutando para buscar essa emoção para nós, para nossa família e a paixão”, disse o zagueiro.

FICHA TÉCNICA:

PARIS SAINT-GERMAIN X BOTAFOGO

PARIS SAINT-GERMAIN – Donnarumma; Hakimi, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes; Vitinha, João Neves e Fabián Ruiz; Doué, Kvaratskhelia e Gonçalo Ramos. Técnico: Luis Enrique.

BOTAFOGO – John; Vitinho, Jair, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Allan; Artur, Savarino e Igor Jesus. Técnico: Renato Paiva.

ÁRBITRO – Drew Fischer (Fifa/Canadá).

HORÁRIO – 22h (de Brasília).

LOCAL – Rose Bowl, em Los Angeles (EUA).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Polícia Civil de Goiás divulga orientações sobre o golpe do falso intermediário – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) reforça o alerta sobre o golpe do falso intermediário,…

38 minutos ago

Tarot semanal: previsão para os signos de 01 a 07 de dezembro de 2025

A semana, de forma geral, será marcada por movimentos intensos e transformadores para todos os…

2 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 30/11/2025

Neste domingo, os movimentos dos astros influenciarão cada nativo de forma única, despertando emoções, intuições…

8 horas ago

Cruzeiro empata com Ceará e sai da briga pelo título do Brasileirão

As chances de título, que já seriam remotas mesmo em caso de vitória, chegaram ao…

10 horas ago

Filipe Luís afirma que sempre acreditou no título da Libertadores

O técnico Filipe Luís afirmou, após a conquista da Copa Libertadores com a equipe do Flamengo,…

11 horas ago

Ônibus atrasa e final da Libertadores começará às 18h15 (de Brasília)

A decisão da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo terá início 15 minutos após o previsto.…

12 horas ago

This website uses cookies.