Bombardeios israelenses matam ao menos 82 em Gaza enquanto Trump encerra visita na região


Ao menos 82 pessoas morreram em bombardeios israelenses nesta sexta-feira, 16, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, concluía sua visita à região. Os ataques começaram durante a madrugada e se estenderam pela manhã em diversas áreas de Gaza, incluindo os arredores de Deir al-Balah e a cidade de Khan Younis. Segundo o hospital indonésio, onde a maioria dos corpos foi levada, ao menos 66 pessoas morreram. Outras 16 vítimas foram encaminhadas ao hospital Nasser, de acordo com autoridades de saúde.

Os ataques ocorreram enquanto Trump finalizava sua viagem por países do Golfo, sem visitar Israel. Havia expectativa de que a visita pudesse viabilizar um cessar-fogo ou a retomada da ajuda humanitária à Gaza, atualmente sob bloqueio israelense há três meses.

Em Abu Dabi, no encerramento da viagem, Trump declarou que busca resolver diversas crises globais, incluindo a de Gaza. “Estamos olhando para Gaza”, disse. “Temos que resolver isso. Muita gente está passando fome. Muitas coisas ruins estão acontecendo.”

Israel afirmou ter realizado 150 ataques em 24 horas, atingindo alvos como posições de mísseis antitanque e instalações militares. No norte de Gaza, afirmou ter eliminado militantes em um posto de observação.

O premiê Benjamin Netanyahu prometeu intensificar a ofensiva para destruir o Hamas. Em declaração divulgada na terça-feira, disse que as forças israelenses estavam “a dias” de entrar com “grande força” em Gaza. Um funcionário israelense afirmou que os bombardeios desta sexta-feira são preparatórios para uma operação maior, caso não haja acordo sobre os reféns.

Israel segue negociando em Doha, no Catar, enquanto mantém os ataques. Um porta-voz do governo disse que a pressão sobre o Hamas continuará enquanto as negociações prosseguem. As famílias dos reféns criticaram o governo e pediram a Netanyahu que se alinhe aos esforços de Trump. “Perder essa oportunidade histórica de trazer os reféns de volta seria um fracasso retumbante que será lembrado para sempre com infâmia”, disseram em nota. Fonte: .



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Moraes e Mendonça divergem sobre autocontenção do Judiciário em evento no Rio

Os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), divergiram nesta…

6 minutos ago

Zambelli é condenada pela segunda vez pelo STF; pena é de 5 anos e 3 meses

Por Redação, O Estado de S. Paulo - 22/08/2025 22:24 O plenário do Supremo Tribunal…

29 minutos ago

Marcos do Val contraria medidas do STF e mostra tornozeleira eletrônica em live

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) desobedeceu as medidas cautelares que lhe foram impostas pelo…

38 minutos ago

Malafaia pede passaporte de volta e diz não ser ‘covarde, medroso e fujão’

Em vídeo publicado no seu X (antigo Twitter) nesta sexta-feira, 22, o pastor Silas Malafaia…

1 hora ago

PCGO realiza ações no âmbito da Operação Shamar – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) realizou, nesta semana, diversas ações no âmbito da Operação…

1 hora ago

Defesa de Bolsonaro diz que PF produziu ‘peça política’ e nega descumprir medidas

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que ele não…

1 hora ago

This website uses cookies.