Bolsonaro presta depoimento à PF nesta tarde em inquérito sobre Eduardo


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestará depoimento à Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira, 5, no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O depoimento está marcado para começar às 15h.

Eduardo Bolsonaro passou a ser investigado pelo STF no dia 26 de maio deste ano. A Procuradoria-Geral da República (PGR) alegou que o filho de Jair Bolsonaro, que está nos Estados Unidos, tem buscado do governo americano sanções a integrantes do STF, do Ministério Público e da Polícia Federal com o “intuito de embaraçar o andamento do julgamento” contra seu pai, réu no Supremo por tentativa de golpe de Estado.

O parlamentar é investigado pelos possíveis crimes de coação no curso do processo penal, obstrução de investigação contra organização criminosa e abolição do Estado Democrático de Direito.

De acordo com a PGR, Bolsonaro seria diretamente beneficiado pelas ações de Eduardo e declarou ser responsável por custear a permanência do filho nos Estados Unidos.

“Determino que a Polícia Federal realize a oitiva de Jair Messias Bolsonaro, para que preste esclarecimentos a respeito dos fatos, dada a circunstância de ser diretamente beneficiado pela conduta descrita e já haver declarado ser o responsável financeiro pela manutenção do sr. Eduardo Bolsonaro em território americano”, afirmou Moraes na decisão que autorizou o depoimento de Bolsonaro.

Responsável financeiro por Eduardo

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, mencionou no pedido para que Bolsonaro prestasse depoimento que o ex-chefe do Executivo declarou ajudar no sustento do parlamentar. Em entrevista ao UOL, Bolsonaro afirmou que “não fosse o Pix, não teria como manter essa ajuda”.

“Eu estou bancando a despesa dele agora. Em grande parte, eu estou bancando. Se não fosse o Pix, eu não teria como manter essa ajuda para ele, que ele está sem salário lá fora”, afirmou o ex-presidente.

Em 2023, Bolsonaro recebeu R$ 17,1 milhões em suas contas por meio de transferências bancárias realizadas por Pix entre os dias 1.º de janeiro e 4 de julho. A informação foi registrada em relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que também apontou que esse valor foi movimentado através de 769 mil transações feitas para a conta do ex-presidente efetuadas em seis meses de janeiro a julho daquele ano.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Brasil ultrapassa 30 milhões de gatos domésticos

A população de gatos no Brasil cresceu 5,4% nos últimos anos, passando de 29,2 milhões…

5 horas ago

Primeira Caravana Empreender com Você 2026 atendeu a Feira Hippie e Região da 44 | ASN Goiás

A capital goiana recebeu nesta sexta e sábado, dias 6 e 7, a Caravana Empreender…

6 horas ago

Vereadora Taíza Andrade propõe criação do aplicativo Tapa Buracos em Goianésia

A Câmara Municipal aprovou o requerimento da vereadora Taiza Aparecida de Andrade que solicita a…

8 horas ago

Jalles promove formação profissional para mulheres em Goianésia

A Jalles está com inscrições abertas para um curso gratuito de capacitação profissional exclusivo para…

8 horas ago

Cinco morrem e 11 ficam feridos em grave acidente na BR-020

Cinco pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas após um grave sinistro de trânsito registrado…

16 horas ago

Por iniciativa do MPGO, unidade prisional de Goianésia recebe doação de livros para fortalecimento de projeto de remição da pena pela leitura

A unidade prisional de Goianésia recebeu recentemente doação de livros da Citadel Grupo Editorial, destinada…

17 horas ago

This website uses cookies.