Bolsonaro presta depoimento à PF nesta tarde em inquérito sobre Eduardo


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestará depoimento à Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira, 5, no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O depoimento está marcado para começar às 15h.

Eduardo Bolsonaro passou a ser investigado pelo STF no dia 26 de maio deste ano. A Procuradoria-Geral da República (PGR) alegou que o filho de Jair Bolsonaro, que está nos Estados Unidos, tem buscado do governo americano sanções a integrantes do STF, do Ministério Público e da Polícia Federal com o “intuito de embaraçar o andamento do julgamento” contra seu pai, réu no Supremo por tentativa de golpe de Estado.

O parlamentar é investigado pelos possíveis crimes de coação no curso do processo penal, obstrução de investigação contra organização criminosa e abolição do Estado Democrático de Direito.

De acordo com a PGR, Bolsonaro seria diretamente beneficiado pelas ações de Eduardo e declarou ser responsável por custear a permanência do filho nos Estados Unidos.

“Determino que a Polícia Federal realize a oitiva de Jair Messias Bolsonaro, para que preste esclarecimentos a respeito dos fatos, dada a circunstância de ser diretamente beneficiado pela conduta descrita e já haver declarado ser o responsável financeiro pela manutenção do sr. Eduardo Bolsonaro em território americano”, afirmou Moraes na decisão que autorizou o depoimento de Bolsonaro.

Responsável financeiro por Eduardo

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, mencionou no pedido para que Bolsonaro prestasse depoimento que o ex-chefe do Executivo declarou ajudar no sustento do parlamentar. Em entrevista ao UOL, Bolsonaro afirmou que “não fosse o Pix, não teria como manter essa ajuda”.

“Eu estou bancando a despesa dele agora. Em grande parte, eu estou bancando. Se não fosse o Pix, eu não teria como manter essa ajuda para ele, que ele está sem salário lá fora”, afirmou o ex-presidente.

Em 2023, Bolsonaro recebeu R$ 17,1 milhões em suas contas por meio de transferências bancárias realizadas por Pix entre os dias 1.º de janeiro e 4 de julho. A informação foi registrada em relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que também apontou que esse valor foi movimentado através de 769 mil transações feitas para a conta do ex-presidente efetuadas em seis meses de janeiro a julho daquele ano.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Corpo de Bombeiros inicia buscas por homem desaparecido em fazenda de Vila Propício

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), através do 18º Batalhão Bombeiro Militar (BBM),…

17 minutos ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de José Martins de Abreu, ocorrido nesta quinta-feira,…

33 minutos ago

Ressaca: veja alimentos e bebidas para recuperar o bem-estar

Após festas e confraternizações, a ressaca costuma surgir como resposta do corpo ao excesso de…

40 minutos ago

Família procura por homem que se encontra desapacido há 3 dias

Um homem de 27 anos está desaparecido desde a noite do dia 30 de dezembro…

55 minutos ago

Seu gato gosta de miar? Confira 10 nomes que combinam com ele

Escolher o nome de um gato é um momento cheio de significado para qualquer tutor.…

2 horas ago

Bombeiros resgatam pessoas presas em elevador no norte de Goianésia

Duas pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros após ficarem presas dentro de um elevador…

3 horas ago

This website uses cookies.