Bolsonaro liga recuo de Trump no tarifaço a anistia que o beneficiaria


Pela primeira vez, o ex-presidente Jair Bolsonaro vinculou neste domingo, 13, um recuo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no tarifaço de 50% que anunciou contra o Brasil à concessão de uma anistia política que o beneficiaria diretamente.

Antes, somente os filhos parlamentares do ex-presidente – o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) – haviam vocalizado o argumento e insistido em um perdão ao pai como forma de reverter a medida de Trump.

O ex-presidente publicou nota por meio da qual reconheceu o impacto à economia brasileira. Bolsonaro chamou o tarifaço de “sanções”. A taxação extra de 50% sobre todas as exportações brasileiras aos EUA entra em vigor em 20 dias.

Bolsonaro disse que a solução para a crise entre os países passa por “autoridades” do Brasil, sem citar o Supremo Tribunal Federal (STF), que o julga por golpe de Estado, ou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu retaliar se não houver campo para negociação comercial e diplomática.

“O tempo urge, as sanções entram em vigor no dia 1° de agosto. A solução está nas mãos das autoridades brasileiras. Em havendo harmonia e independência entre os Poderes nasce o perdão entre irmãos e, com a anistia, também a paz para a economia”, apelou o ex-presidente.

Na carta endereçada a Lula, Trump enumerou razões de cunho político-institucional – a primeira delas o julgamento de Bolsonaro. “É uma caça às bruxas que deve terminar IMEDIATAMENTE!”, exclamou Trump.

O republicano também acusa supostos “ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos”, em referência a ações do Judiciário brasileiro contra desinformação e crimes de ódio online, o que trumpistas e bolsonaristas classificam como “censura”.

Jair Bolsonaro disse no mesmo comunicado que a carta do aliado Trump “tem muito mais, ou quase tudo, a ver com valores e liberdade, do que com economia”. Ele disse que “todos conhecem a forma como o chefe da maior potência do mundo negocia”, argumentando que Trump exige a defesa dos mesmos valores americanos.

Cobrança

Bolsonaro também reagiu à acusação governista de que ele e seus filhos influenciaram Trump, por terem pedido que a Casa Branca agisse contra o governo brasileiro e o ministro Alexandre de Moraes. O Palácio do Planalto reagiu lançando uma campanha em defesa da soberania.

“Não me alegra ver sanções pessoais, ou familiares, a quem quer que seja. Não me alegra ver nossos produtores do campo ou da cidade, bem como o povo, sofrer com essa tarifa de 50%”, disse o ex-presidente.

Também no domingo, Eduardo Bolsonaro voltou a pedir que o governo dos EUA puna Moraes e o políticos governistas, entre eles o vice-presidente Geraldo Alckmin, com a Lei Magnitsky, que permite a imposição de sanções econômicas a acusados de corrupção ou de graves violações de direitos humanos.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Modi diz ter tido ‘conversa muito boa’ com Mácron e elogia cooperação Índia-França

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, afirmou neste sábado, 6, ter tido uma "conversa muito…

7 segundos ago

Alpine estende contrato de Pierre Gasly até 2028 e pressiona ainda mais Franco Colapinto

A Alpine anunciou, neste sábado, a prorrogação do contrato de Pierre Gasly até o final…

11 minutos ago

‘Porque crianças brancas foram abraçadas e meu filho não?’

Enquanto Raphinha integra a delegação da seleção brasileira, familiares do jogador foram ao parque da…

48 minutos ago

Coreia do Sul manifesta preocupação após detenção de sul-coreanos em fábrica da Hyundai nos EUA

O governo da Coreia do Sul expressou preocupação após a detenção de 475 pessoas, a…

1 hora ago

‘Vou lembrar pelo resto da minha vida’

Jogadores e técnicos de Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers concordam em uma coisa:…

1 hora ago

Israel ataca edifício na Cidade de Gaza apontado como base do Hamas

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram neste sábado o…

1 hora ago

This website uses cookies.