Bolsonaro liga recuo de Trump no tarifaço a anistia que o beneficiaria


Pela primeira vez, o ex-presidente Jair Bolsonaro vinculou neste domingo, 13, um recuo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no tarifaço de 50% que anunciou contra o Brasil à concessão de uma anistia política que o beneficiaria diretamente.

Antes, somente os filhos parlamentares do ex-presidente – o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) – haviam vocalizado o argumento e insistido em um perdão ao pai como forma de reverter a medida de Trump.

O ex-presidente publicou nota por meio da qual reconheceu o impacto à economia brasileira. Bolsonaro chamou o tarifaço de “sanções”. A taxação extra de 50% sobre todas as exportações brasileiras aos EUA entra em vigor em 20 dias.

Bolsonaro disse que a solução para a crise entre os países passa por “autoridades” do Brasil, sem citar o Supremo Tribunal Federal (STF), que o julga por golpe de Estado, ou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu retaliar se não houver campo para negociação comercial e diplomática.

“O tempo urge, as sanções entram em vigor no dia 1° de agosto. A solução está nas mãos das autoridades brasileiras. Em havendo harmonia e independência entre os Poderes nasce o perdão entre irmãos e, com a anistia, também a paz para a economia”, apelou o ex-presidente.

Na carta endereçada a Lula, Trump enumerou razões de cunho político-institucional – a primeira delas o julgamento de Bolsonaro. “É uma caça às bruxas que deve terminar IMEDIATAMENTE!”, exclamou Trump.

O republicano também acusa supostos “ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos”, em referência a ações do Judiciário brasileiro contra desinformação e crimes de ódio online, o que trumpistas e bolsonaristas classificam como “censura”.

Jair Bolsonaro disse no mesmo comunicado que a carta do aliado Trump “tem muito mais, ou quase tudo, a ver com valores e liberdade, do que com economia”. Ele disse que “todos conhecem a forma como o chefe da maior potência do mundo negocia”, argumentando que Trump exige a defesa dos mesmos valores americanos.

Cobrança

Bolsonaro também reagiu à acusação governista de que ele e seus filhos influenciaram Trump, por terem pedido que a Casa Branca agisse contra o governo brasileiro e o ministro Alexandre de Moraes. O Palácio do Planalto reagiu lançando uma campanha em defesa da soberania.

“Não me alegra ver sanções pessoais, ou familiares, a quem quer que seja. Não me alegra ver nossos produtores do campo ou da cidade, bem como o povo, sofrer com essa tarifa de 50%”, disse o ex-presidente.

Também no domingo, Eduardo Bolsonaro voltou a pedir que o governo dos EUA puna Moraes e o políticos governistas, entre eles o vice-presidente Geraldo Alckmin, com a Lei Magnitsky, que permite a imposição de sanções econômicas a acusados de corrupção ou de graves violações de direitos humanos.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

CPE apreende carro clonado em Goianésia

A Companhia de Policiamento Especializado (CPE) apreendeu um veículo clonado em Goianésia. A ação ocorreu…

19 minutos ago

Horóscopo semanal: previsões para os signos de 15 a 21 de dezembro de 2025

O Sol em Sagitário fará conjunção com Vênus e Marte e quadratura com Saturno e…

2 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 12/12/2025

Nesta sexta-feira, os astros influenciarão cada nativo de forma distinta, provocando mudanças sutis na forma…

7 horas ago

Rayan e Vegetti decidem e Vasco sai em vantagem na Copa do Brasil

Os mais de 64 mil torcedores que compareceram ao estádio do Maracanã na noite desta…

9 horas ago

Caio Bonfim e Maria Clara Pacheco vencem Prêmio Brasil Olímpico

A noite de gala do esporte brasileiro teve Caio Bonfim e Maria Clara Pacheco como…

10 horas ago

Operação integrada entre PCGO, PCSP e PCMG resulta na prisão de três suspeitos por fraudes e desvio de cargas

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de…

10 horas ago

This website uses cookies.