Categories: Últimas Notícias

Bolsonaro e Nikolas ironizam protesto em SP; para Boulos, ‘recado foi dado’


O ato em São Paulo neste domingo, 30, contra a anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro, foi motivo de disputa de narrativas entre bolsonaristas e governistas, representados pelo deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) e aliados.

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se tornou réu por tentativa de golpe de Estado na última semana, foram às redes sociais criticar a manifestação. “Se o Bolsonaro comer um pastel na Paulista dá mais gente”, escreveu o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

Ele usou imagem em que um grupo de pessoas posa para foto para ironizar a quantidade de participantes do ato do último domingo. “A esquerda conseguiu fazer uma manifestação tão grande que dá pra contar quantas pessoas foram na foto. Eu contei 44, e vocês?”, postou.

Boulos reagiu, respondendo a publicação do parlamentar mineiro com uma imagem que mostrava mais pessoas reunidas em frente ao carro de som. “Acho que o Chat GPT te entregou a foto errada, Nikole!”.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou foto de trecho que não fazia parte do trajeto do ato contra a anistia, em frente ao Masp, para dizer que a mobilização “flopou”. “A rua é nossa, a internet é nossa, o Congresso é nosso!”, afirmou.

A região era ponto de concentração da segunda Marcha Transmasculina da cidade de São Paulo, de reivindicação de direitos à população LGBTQIA+, marcada para o mesmo dia.

O ex-presidente também se manifestou, ironizando o número de participantes apontado por projeto da Universidade de São Paulo (USP) na manifestação convocada por ele em Copacabana (RJ), no mês passado, em defesa ao “PL da anistia”.

“Segundo a USP e a rede Globo, a manifestação do PT contra a anistia dos presos políticos do 8 de janeiro tem 5 bilhões de pessoas!”, disse Bolsonaro. “Segundo a PM do Rio deve ter 10 pessoas aqui, né, futuro presidiário?”, respondeu Boulos.

A estimativa da universidade foi menor do que a da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e os números “inflados” da corporação motivaram pedidos de esclarecimentos de deputados estaduais do estado.

Boulos concluiu a série de postagens sobre a manifestação no X, antigo Twitter, dizendo que o “recado foi dado”: “Em memória das vítimas da ditadura, em respeito a luta dessa geração pela democracia, é sem anistia para golpista”, escreveu.

Anistia em foco

Atos contra a aprovação do projeto de lei que quer perdoar os crimes relacionados ao 8 de Janeiro estão previstos para ocorrer ainda esta semana, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Salvador (BA), Aracaju (SE), Teresina (PI) e João Pessoa (PB).

Já no próximo domingo, 6, os bolsonaristas planejam retornar às ruas para pedir pela anistia, dessa vez na avenida Paulista.

Segundo o levantamento “Placar da Anistia”, do Estadão, 192 deputados federais declararam intenção de votar pela aprovação do projeto. A matéria pode ser pautada na Câmara com o retorno do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem oficial ao Japão e ao Vietnã.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Bolsas da Ásia fecham em alta, com recordes em Tóquio e Seul, após comentários positivos de Trump

Por Sergio Caldas*São Paulo, 29/10/2025 - As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira, com…

10 minutos ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 29/10/2025

Nesta quarta-feira, o movimento dos astros trará um clima de intensidade e reflexão, convidando cada…

5 horas ago

Atlético derrota Independiente del Valle com gol 499 de Hulk e está na final da Sul-Americana

Por Wilson Baldini Jr. - 28/10/2025 23:29 O Atlético-MG garantiu baga na final da Copa…

7 horas ago

Aeris investe US$ 100 mil em centro de treinamento nos EUA de olho na ampliação de serviços

A fabricante de pás eólicas Aeris Energy anunciou a construção de um centro de treinamento…

7 horas ago

STJ vê culpa de bancos quando falham na ‘pesca’ de transações atípicas

Os ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiram que bancos e instituições…

8 horas ago

Senado dos EUA aprova medida que bloqueia tarifas de Trump para o Brasil

O Senado dos EUA votou por 52 a 48 para aprovar uma medida que bloqueia…

8 horas ago

This website uses cookies.