Bolsonaro convoca seus apoiadores para assistir a depoimento a Moraes


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou nesta sexta-feira, 6, seus apoiadores a assistirem o depoimento que ele vai prestar ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na próxima semana. Ele afirmou que “valerá a pena” assistir e que “não vai lacrar” diante do ministro.

A declaração foi dada na abertura do Encontro Nacional de Mandatárias do PL Mulher, setorial feminino do Partido Liberal presidido pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Ele deixou o evento após ao discurso e se dirigiu ao aeroporto de Brasília para viajar a São Paulo, onde iria se encontrar com os advogados para discutir a estratégia de defesa.

“O que aconteceu em 2022, com toda a certeza, será falado por mim quando ao vivo estiver no Supremo, os cinco ministros na minha frente, e cobrando. Vale a pena assistir. Conto com a audiência de vocês. Não vou lá para lacrar, para desafiar quem quer que seja”, discursou Bolsonaro.

Interrogatório

Moraes agendou para a partir da próxima segunda-feira o início do interrogatório dos réus do “primeiro núcleo” ou “núcleo crucial”, grupo composto por oito pessoas acusadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado. Um deles é Bolsonaro. As audiências com os réus estão previstas para durar até o dia 13.

Moraes disse nesta semana que o interrogatório poderá ser feito em outros dias da próxima semana caso seja insuficiente ouvir todos na segunda-feira. Bolsonaro, por exemplo, disse esperar que seja interrogado na terça ou na quarta-feira. Ele é o sexto a ser interrogado.

‘Chamamento’

“Eu parto agora para São Paulo. Um chamamento imprevisto, encontrar os advogados, até sábado (hoje). Para que nós possamos então melhor nos prepararmos para enfrentar desafios. Ninguém nos acuará. É hora da verdade. E ela se fará presente, no meu entender, para o bem desta nação”, disse Bolsonaro ao encerrar seu discurso ontem.

Além do ex-presidente, fazem parte desse núcleo o general e ex-ministro Walter Braga Netto, o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno, o deputado federal Alexandre Ramagem(PL-RJ), o ex-chefe da Marinha Almir Garnier Santos, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid e o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Mais cedo, Bolsonaro voltou a defender que a direita eleja 50% das cadeiras do Congresso para que tenham poder de “mudar o País”. O ex-presidente sugeriu que o cenário lhe daria ainda mais poder que o Poder Executivo. “Nós mandaremos mais que o presidente da República”, afirmou.

Durante sua apresentação no evento partidário, ele segurou um pedaço de papel em que constavam a Oração do Paraquedista de um lado, e, no verso, os nomes de alguns ministros do STF: André Mendonça, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Não foi possível identificar um dos rabiscos.

Zambelli

Realizado um dia após a Interpol ter incluído o nome da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) em sua lista vermelha a pedido da Justiça brasileira, o evento do PL Mulher ignorou a situação da parlamentar.

Zambelli não foi mencionada em nenhuma das falas da abertura do evento. O perfil oficial do PL Mulher se limitou a publicar uma foto no Instagram, com um pedido de oração. Já a conta do partido nem sequer se manifestou. A deputada enfrenta um isolamento após se distanciar de Bolsonaro nos últimos anos.

Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF a dez anos de prisão, em regime inicial fechado, e à perda do mandato pela invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A deputada anunciou no dia 3 de junho que saiu do Brasil e que deve se estabelecer na Europa. O movimento fez com que ela fosse considerada foragida.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Tarot semanal: previsão para os signos de 01 a 07 de dezembro de 2025

A semana, de forma geral, será marcada por movimentos intensos e transformadores para todos os…

1 hora ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 30/11/2025

Neste domingo, os movimentos dos astros influenciarão cada nativo de forma única, despertando emoções, intuições…

7 horas ago

Cruzeiro empata com Ceará e sai da briga pelo título do Brasileirão

As chances de título, que já seriam remotas mesmo em caso de vitória, chegaram ao…

9 horas ago

Filipe Luís afirma que sempre acreditou no título da Libertadores

O técnico Filipe Luís afirmou, após a conquista da Copa Libertadores com a equipe do Flamengo,…

10 horas ago

Ônibus atrasa e final da Libertadores começará às 18h15 (de Brasília)

A decisão da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo terá início 15 minutos após o previsto.…

11 horas ago

Brasil iguala Argentina e vira país com mais títulos de Libertadores

O título do Flamengo, conquistado neste sábado (29) no Estádio Monumental de U, em Lima…

11 horas ago

This website uses cookies.