Bolsas da Europa operam majoritariamente em baixa, com negociações por trégua na Ucrânia travadas


Por André Marinho

São Paulo, 25/08/2025 – O sinal negativo predomina nas primeiras horas de pregão das bolsas da Europa, à medida que o mercado dissipa a euforia deflagrada pelo discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, em Jackson Hole na última sexta-feira. Investidores ampliaram expectativas por cortes de juros, mas agora já voltam as atenções para a falta de progresso nas negociações por um cessar-fogo na Ucrânia.

Por volta das 06h30 (de Brasília), o índice Stoxx 600 recuava 0,26%, a 559,82 pontos. A bolsa de Londres está fechada por conta de um feriado no Reino Unido, o que tende a reduzir a liquidez na região.

A analista Ipek Ozkardeskaya, do Swissquote Bank, prevê que os negócios europeus podem apresentar desempenho inferior aos pares americanos nos próximos dias. Segundo ela, dois fatores tendem a limitar o ímpeto no Velho Continente: “a falta de progresso na frente ucraniana e a probabilidade de que a rotação de ações de tecnologia pare, enquanto custos de empréstimos mais baixos apoiam as valuations de ações de crescimento”.

Ontem, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, descartou reunião iminente entre os presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Volodymyr Zelensky. Moscou acusou Kiev de promover ataques a drones que provocaram incêndio em uma usina nuclear na região de Kursk.

No final de semana, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, lembrou que a inflação caiu “drasticamente” na zona do euro e defendeu a independência de BCs, mas não enviou sinais sobre juros.

Na Alemanha, o índice de sentimento das empresas subiu mais que o esperado em agosto, conforme informou o instituto alemão Ifo hoje. O indicador, porém, inspirou reação marginal nas mesas de operações.

Em Amsterdam, a ação da gigante holandesa de café e chá JDE Peet disparava 17,62%, após anúncio de acordo de venda para a americana Keurig Dr Pepper. Por outro lado, Orsted despencava 15,88% na Dinamarca, após sua subsidiária nos EUA receber ordens para interromper os trabalhos em um projeto eólico de offshore em Rhode Island.

Entre as demais praças, no horário citado acima, a Bolsa de Frankfurt caía 0,39%, Paris perdia 0,57% e Lisboa cedia 0,89%. Exceção, Milão avançava 0,10%. No câmbio, o euro recuava a US$ 1,1697 e a libra baixava a US$ 1,3498.

Contato: andre.marinho@estadao.com



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Zé Felipe chama Dado Dolabella de ‘folgado’ ao comentar episódio com Luan Pereira

Zé Felipe comentou o atrito entre Dado Dolabella e Luan Pereira ocorrido na última semana…

2 minutos ago

7 penteados para valorizar cabelos cacheados e crespos

Os cabelos cacheados têm ganhado cada vez mais destaque, tornando-se sinônimo de personalidade, autenticidade e…

13 minutos ago

CNI integra missão empresarial do Brasil ao México para fortalecer relações bilaterais

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) integra a delegação oficial brasileira em missão ao México,…

18 minutos ago

Eduardo Bolsonaro associa assalto na casa de avós a Alexandre de Moraes

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) insinuou nas redes sociais que o assalto na casa…

21 minutos ago

Hassett diz que EUA não irá interferir nas operações da Intel e que Fed está atrasado em cortes

O diretor do Conselho Econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, afirmou que o governo dos…

26 minutos ago

Governo Lula contrata escritório de advocacia nos EUA para tentar reverter sanções de Trump

A Advocacia-Geral da União (AGU) está finalizando a contratação de um escritório de advocacia para…

29 minutos ago

This website uses cookies.