Bolsas da Europa operam em alta, com recorde do Stoxx 600; tecnologia e autos se destacam


Por Sergio Caldas*

São Paulo, 02/10/2025 – As bolsas europeias operam em alta na manhã desta quinta-feira depois de atingirem nível recorde, impulsionadas por ações dos setores de tecnologia, automotivo e farmacêutico.

Por volta das 6h45 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,71%, a 568,63 pontos, após tocar máxima intraday histórica mais cedo.

Apenas o subíndice europeu de tecnologia subia 2,4% no horário acima, um dia após as sul-coreanas Samsung Electronics e SK Hynix assinarem cartas de intenção para fornecer chips de memória para data centers da OpenAI.

Em Amsterdã, as fabricantes de equipamentos para a produção de semicondutores ASM e ASM International exibiam robustos ganhos de 4,5% a 6%.

No setor automotivo, a Stellantis tinha alta de 6%, ajudando a impulsionar o subíndice de montadoras e autopeças (+2,2%), após a empresa que controla as marcas Fiat e Jeep divulgar que suas vendas nos EUA cresceram 6,4% no terceiro trimestre.

O subíndice da indústria farmacêutica, por sua vez, avançava 0,8%, estendendo fortes ganhos de ontem, ainda em reação a um acordo do governo Trump com a Pfizer para a redução de preços de medicamentos.

No âmbito macroeconômico, a taxa de desemprego da zona do euro subiu para 6,3% em agosto, mas seguiu bem próxima da mínima histórica de 6,2% do mês anterior.

Às 7h02 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,06%, a de Paris avançava 1,18% e a de Frankfurt ganhava 1,30%. As de Milão e Madri, por sua vez, tinham respectivas altas de 0,31% e 0,20%. Na contramão, Lisboa caía 0,08%.

Contato: sergio.caldas@estadao.com

*Com informações da Dow Jones Newswires



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

As altas temperaturas registradas no estado do Rio de Janeiro nas primeiras duas semanas de…

37 minutos ago

Municípios goianos ampliam participação no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora | ASN Goiás

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) chega à sua 13ª edição em Goiás com números…

3 horas ago

PCGO prende homem em flagrante delito pro estuprar enteada em Paraúna – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Paraúna – 7ª DRP, na…

6 horas ago

PCGO, em ação conjunta com a PCPE, cumpre mandado e prende investigado por feminicídio – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual De Atendimento Especializado À Mulher…

12 horas ago

This website uses cookies.