As bolsas da Europa fecharam a sexta-feira, 12, na maioria em queda moderada, à medida que investidores seguem na expectativa pela revisão da avaliação da nota de crédito da França pela Fitch Ratings, prevista para o fim da tarde, em meio à crise política envolvendo a troca do primeiro-ministro do país.
Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,15%, a 9.283,29 pontos. Em Paris, o CAC 40 registrou alta marginal de 0,02%, a 7.825,24 pontos. Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,32%, aos 42.566,41 pontos. O IBEX35, em Madrid, apontou queda de 0,11%, aos 15.303,90 pontos, enquanto em Lisboa, o PSI20 cedeu 0,08%, aos 7.748,45 pontos. As cotações são preliminares.
Para o Société Générale, a Fitch provavelmente rebaixará o país para ‘A+’, o que aumenta a cautela dos investidores e “reforça a necessidade de uma postura defensiva”. Em relação ao panorama econômico da zona do euro, o Santander avalia que ainda é cedo para o Banco Central Europeu (BCE) e para o mercado descartarem completamente um corte de juros.
Na quinta-feira, o BCE manteve inalteradas suas principais taxas. Nesta sexta, o dirigente Christodoulos Patsalides afirmou que a instituição está em posição “confortável”, sem necessidade imediata de cortes, enquanto Gediminas Simkus, do Banco da Lituânia, alertou para riscos elevados de inflação na zona do euro.
No cenário macroeconômico, a produção industrial do Reino Unido recuou 0,9% em julho ante junho, contrariando expectativas, enquanto a inflação ao consumidor na Alemanha acelerou para 2,2% em agosto. Em Frankfurt, o DAX perdeu 0,06%, a 23.688,61 pontos.
O Banco de Sabadell subiu 0,36% em Madri, após seu conselho de administração recomendar a acionistas que rejeitem oferta hostil do concorrente BBVA (+0,09%). Em meio a crescentes preocupações com excesso de oferta de petróleo, BP (-1,14%, na Alemanha), Shell (-0,42%, em Londres) e TotalEnergies (-0,31%, em Paris) estavam entre as quedas.
Anglo American (+1,34%) e Glencore (+1,69%) subiram em Londres, enquanto a Reuters destacou que a Glencore, sócia da Anglo em ativos de cobre no Chile, pode influenciar a fusão de US$ 54 bilhões da rival com a canadense Teck Resources.
*Com informações da Dow Jones Newswires
Por: Estadão Conteúdo
Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Goianésia, o vereador Maurício André Gomes, o Mauricinho,…
A União Europeia aceitou um compromisso feito pela Microsoft de lidar com preocupações antitruste relacionadas…
O Ibovespa opera em baixa na manhã de sexta-feira, 12, após fechar na quinta-feira na…
Nesta sexta-feira, 12, Paul Walker completaria 52 anos. Para marcar a data, sua filha, Meadow…
A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais, via…
Um homem de 63 anos morreu após ser atacado por quatro cães da raça pitbull…
This website uses cookies.