Bolsas da Europa fecham na maioria em alta após Fed e BoE, com destaque para semicondutores


As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, 18, à medida que investidores digerem a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) da quarta-feira e do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) de mais cedo. Empresas europeias de semicondutores se destacaram após o anúncio de acordo entre Nvidia e Intel e a parceria entre EUA e Reino Unido em IA.

Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,21%, aos 9228,11 pontos. Em Frankfurt, o DAX ganhou 1,33%, a 23670,96 pontos. Em Paris, o CAC 40 registrou alta de 0,87%, a 7854,61 pontos. Em Milão, o FTSE MIB avançou 0,84%, aos 42307,81 pontos e o Ibex 35, em Madri, apontou ganhos de 0,23%, aos 15175,03 pontos. Na contramão, em Lisboa, o PSI20 cedeu 0,05%, aos 7726,20 pontos. As cotações são preliminares.

O Goldman Sachs sugeriu que os mercados podem ter sido excessivamente negativos ao interpretar o comentário do presidente do Fed, Jerome Powell, de que o corte de juros de da quarta-feira foi uma questão de “gestão de riscos”. O chefe do BC destacou os riscos de inflação provocados por tarifas e enfatizou uma abordagem “reunião a reunião” para novos afrouxamentos.

Já o BoE manteve a taxa de juros inalterada em momento de inflação elevada e baixo crescimento. O presidente Andrew Bailey destacou que cortes de juros devem ser feitos “gradual e cuidadosamente”. Mais cedo, o BC norueguês cortou sua principal taxa de juros, de 4,25% a 4%, mas sinalizou que o ritmo de relaxamento de sua política passará a ser bastante gradual.

O diferencial de juros entre as principais economias do planeta segue no radar dos investidores. Nesta quinta, o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, afirmou que a instituição pode não ter concluído ainda seu processo de relaxamento monetário, após ter deixado os juros inalterados na decisão da semana passada.

A Nvidia anunciou nesta quinta que investirá US$ 5 bilhões na Intel para o desenvolvimento conjunto de infraestrutura de inteligência artificial (IA). Além disso, os EUA e o Reino Unido também firmaram parceria na área.

*Com informações da Dow Jones Newswires



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Ano-Novo: veja como cada signo gosta de celebrar a virada

O Ano-Novo é um momento de renovação, celebração e reflexão para muitas pessoas. As tradições…

5 minutos ago

Cachorros de grande porte: 7 curiosidades que você precisa conhecer

Os cachorros de grande porte não passam despercebidos. Além da força e do porte físico,…

19 minutos ago

Explosão em supermercado deixa bombeiros feridos

Uma explosão registrada durante um incêndio no Supermercado 300, em Santana do Livramento, na Fronteira…

44 minutos ago

Com ultrapassagem nos minutos finais, etíope vence a São Silvestre

Com uma arrancada nos minutos finais, o etíope Muse Gisachew ultrapassou o queniano Jonathan Kipkoech…

1 hora ago

Com disposição e alegria, corredores anônimos agitam a São Silvestre

A mais tradicional corrida de rua do Brasil chega à sua centésima edição, alcançando um…

1 hora ago

Atleta da Tanzânia vence São Silvestre e Nubia de Oliveira chega em 3º

Repetindo o resultado do ano passado, a atleta brasileira Nubia de Oliveira novamente alcançou o…

2 horas ago

This website uses cookies.