Bolsas da Europa fecham mistas após inflação britânica e foco em tarifas com os EUA


As bolsas da Europa encerraram o pregão desta quarta-feira, 21, sem direção única, após a divulgação de dados de inflação no Reino Unido acima do esperado e em meio à expectativa por avanços na política comercial entre Europa e Estados Unidos. Segundo rumores, a União Europeia deve apresentar a Washington uma proposta revisada com foco em tarifas zero.

Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,06%, aos 8.786,46 pontos. O DAX, de Frankfurt, avançou 0,36% e renovou máxima histórica, aos 24.122,40 pontos. Em Paris, o CAC 40 recuou 0,40%, a 7.910,49 pontos. Em Milão, o FTSE MIB teve leve alta de 0,07%, aos 40.551,22 pontos. O PSI 20, de Lisboa, caiu 0,26%, aos 7.357,57 pontos, enquanto o Ibex 35, de Madri, fechou em baixa de 0,11%, aos 14.307,60 pontos, interrompendo nove altas seguidas. Os dados ainda são preliminares.

Entre os destaques corporativos, as ações do banco suíço Julius Baer caíram 4,9% em Zurique, após a instituição reportar queda no volume de ativos sob gestão nos quatro primeiros meses do ano. O Phoenix Group subiu 2,74%, após ser elevado pelo Deutsche Bank, que destacou a melhora na geração de caixa e uma mudança clara na estratégia. Já a varejista JD Sports despencou 10,6% depois de divulgar um desempenho trimestral abaixo do esperado.

No campo macroeconômico, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) no Reino Unido acelerou para 3,5% em abril, acima das projeções. O dado reduz as chances de novos cortes de juros pelo Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês).

Na frente geopolítica, a União Europeia prepara uma proposta comercial revisada aos EUA com foco em eliminar tarifas sobre bens industriais e agrícolas não sensíveis, segundo a Bloomberg.

Caso não haja progresso, Bruxelas estuda contramedidas que podem atingir até 95 bilhões de euros em exportações americanas. Ainda nesta quarta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) alertou que a incerteza política crescente está elevando os riscos ao sistema financeiro da zona do euro.

Investidores seguem cautelosos diante da falta de avanços nas tratativas tarifárias e das discussões sobre um amplo pacote tributário no Congresso americano, que pode comprometer a saúde fiscal da maior economia do mundo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Kim Kataguiri propõe emenda que autoriza Brasil a produzir bomba atômica

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) protocolou na terça-feira, 8, uma Proposta de Emenda Constitucional…

9 segundos ago

Zarattini diz que FPA, União, PP e Republicanos descumpriram acordo sobre MP do IOF

O relator da Medida Provisória com alternativas à elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF),…

10 minutos ago

Hamas diz estar se esforçando para remover obstáculos ao cessar-fogo com Israel

Os mediadores que participam das negociações para o fim da guerra entre Israel e o…

11 minutos ago

Rede social informa ao STF que não vai reativar conta de Carla Zambelli

A plataforma LinkedIn informou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que…

13 minutos ago

Concerto “Sinfonia das Telas” comemora Semana da Criança no Basileu França – Portal Goiás

A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França realiza uma noite especial…

22 minutos ago

Câmara aprova PEC para efetivar agentes de saúde com impacto bilionário para contas públicas

A Câmara dos Deputados aprovou na noite da terça-feira, 7, a Proposta de Emenda à…

26 minutos ago

This website uses cookies.