As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira, 3, impulsionadas por ações do setor automotivo e em compasso de espera por semana repleta de balanços corporativos. Investidores europeus também assimilaram índices de gerentes de compras (PMIs, em inglês) sobre a indústria doméstica.
Perto do fechamento, Stoxx 600 operava em alta de 0,05%, a 572,15 pontos, estendendo avanço de sexta-feira quando fechou outubro como o seu quarto mês consecutivo de ganhos. Em Londres, o FTSE 100 encerrou em queda de 0,16%, aos 9.701,37 pontos.
Em Frankfurt, o DAX avançou 0,63%, a 24.110,43 pontos. Em Paris, o CAC 40 caiu 0,14%, aos 8.109,79 pontos. Em Milão, o FTSE MIB teve alta de 0,11%, aos 43.223,00 pontos. Em Madri, o Ibex 35 avançou 0,08%, aos 16.045,60 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 subiu 0,23%, aos 8.446,04 pontos. As cotações são preliminares.
Segundo analistas, o alívio das tensões sino-americanas e o otimismo com inteligência artificial (IA) estão impulsionando mercados acionários em nível global.
Na Europa, o subíndice da indústria automotiva e de autopeças manteve alta robusta durante a sessão e subia 0,8% perto do fechamento, conforme investidores acompanham o alívio nas exportações da holandesa Nexperia – o que deve normalizar a produção de carros. Destaque do setor, a Renault avançou 2,1% em Paris, após assinar acordo para permitir ao grupo chinês Geely parte da operação da montadora francesa no Brasil.
Além do automotivo, os subíndices europeus de tecnologia (+0,5%) e petróleo e gás (+0,4%) registraram ganhos.
Em Londres, a BP subiu 0,93%, depois de anunciar de venda de participações em ativos midstream nos EUA para a Sixth Street por US$ 1,5 bilhão na véspera de resultados trimestrais.
Telefónica, Telecom Itália (TIM), Commerzbank e ArcelorMittal também divulgam balanços ao longo da semana.
No fronte macroeconômico, a revisão de PMIs industriais confirmou que, em outubro, a atividade manufatureira ficou estagnada na zona do euro e se contraiu levemente no Reino Unido. O mercado britânico aguarda ainda testemunho da ministra das Finanças, Rachel Reeves, na terça-feira e decisão de juros do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) na quinta-feira, 6.
Por: Estadão Conteúdo
Um homem com extenso histórico criminal foi preso pela Força Tática no bBirro Nova Aurora,…
Os brasileiros João Fonseca e Marcelo Melo se garantiram na decisão do Rio Open. A…
Os 92 municípios fluminenses começarão a receber, nesta segunda-feira (23), a nova vacina contra a…
Um homem, que não teve sua identidade revelada, foi preso nesta sexta-feira, 20, suspeito de…
Uma ação da Força Tática resultou na prisão de um homem por tráfico de drogas…
Os dois primeiros semifinalistas do Campeonato Paulista foram definidos na noite deste sábado, 21. O…
This website uses cookies.