Bolsas da Europa fecham em alta; Stoxx 600, Londres e Frankfurt renovam recordes


As bolsas da Europa fecharam a quarta-feira, 8, em alta, colocando em segundo plano o imbróglio político na França, apoiadas pelos setores de recursos básicos, bancos, luxo e defesa. Com o movimento, as bolsas de Londres e Frankfurt renovaram maiores níveis de fechamento.

Perto do horário de fechamento, o Stoxx 600 subia 0,79%, a 573,79 pontos, após renovar máxima histórica a 574,32 pontos.

Ações de siderúrgicas europeias foram impulsionadas nesta quarta pelos planos da União Europeia (UE) de cortar quase pela metade sua cota de isenção tarifária sobre aço e produtos relacionados, além de elevar a tarifa sobre importações excedentes a 50%.

A ArcelorMittal, uma gigante do setor, subiu 6,55% em Amsterdã, enquanto o subíndice de recursos básicos do Stoxx 600 avançou 1,8%.

Em Londres, mineradoras e bancos lideraram ganhos, com destaque para Antofagasta (+4,22%) e Lloyds (+3,7%). O índice FTSE 100 encerrou em alta de 0,69%, a 9.548,87 pontos, em fechamento inédito e depois de renovar máxima histórica a 9.577,08 pontos.

A Bolsa de Frankfurt também renovou maior nível de fechamento em avanço de 0,98%, a 24.623,59 pontos. Na ponta positiva, a Rheinmetall subiu 2,6%, refletindo ganhos do subíndice europeu de defesa (+1,6%) com perspectivas de maior investimento no setor frente a persistência da guerra na Ucrânia.

O movimento alemão colocou em segundo plano a inesperada queda na produção industrial do país e fortes perdas do setor automotivo. A BMW cortou expectativas para o ano por demanda fraca na China, vendo sua ação tombar 8,3% e refletir sobre pares como Mercedes-Benz (-2,9%) e Porsche (-2,1%).

Os mercados europeus continuam monitorando desdobramentos do caos político na França. Em Paris, contudo, o índice CAC 40 subiu 1,07%, a 8.060,13 pontos, com extensão dos ganhos do setor de luxo, cujo subíndice tinha alta de 1,7%.

Investidores ainda acompanharam comentários dos dirigentes Banco Central Europeu (BCE) Madis Muller, Joachim Nagel e José Luis Escrivá, que expressaram satisfação com o atual nível das taxas de juros.

Ainda há expectativa pela ata do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americana) para monitorar próximos passos da política monetária americana.

Em Milão, o FTSE MIB teve alta de 0,96%, a 43.484,24 pontos. Em Madri, o Ibex 35 subiu 0,97%, a 15.678,30 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 avançava 0,4%, a 8.149,10 pontos. As cotações são preliminares.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Belchiorlina Maria de Jesus (Chó), ocorrido neste…

1 hora ago

7 receitas de farofa vegana para o Natal

Na ceia de Natal no Brasil, a farofa é uma presença garantida na mesa, já…

1 hora ago

INMET emite alerta de chuvas intensas; veja orientações de segurança

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou na manhã deste domingo (23) um alerta de…

2 horas ago

Campus Party Goiás reuniu mais de 100 mil pessoas em Goiânia – Portal Goiás

A edição 2025 da Campus Party Goiás chegou ao fim neste sábado (22/11), reunindo mais…

2 horas ago

Café da manhã de domingo: 3 receitas deliciosas e fáceis de preparar

Nada combina mais com o domingo do que um café da manhã caprichado — melhor…

3 horas ago

Mirando uma vaga na próxima Libertadores, Bahia recebe o Vasco

Envolvido na luta por uma vaga para a próxima edição da Copa Libertadores, o Bahia…

5 horas ago

This website uses cookies.