Bolsas da Europa fecham em alta, com avanço de petroleiras e expectativas por votação na França


As bolsas da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira, 8, com impulso de petroleiras, apoiadas pelo avanço do barril, que sobe de olho em fatores geopolíticos. O destaque do dia foi a expectativa pela votação de confiança no governo do primeiro-ministro da França, François Bayrou. Na sessão, a iminente queda do líder teve pouco efeito nos ativos, por sua vez, a incerteza gerada a partir da votação pode voltar a afetar os mercados.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,52%, a 552,04 pontos. Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,14%, a 9.221,44 pontos. Em Frankfurt, o DAX ganhou 0,96%, a 23.824,10 pontos. Em Paris, o CAC 40 avançou 0,78%, a 7.734,84 pontos. As cotações são preliminares.

A líder oposicionista francesa Marine Le Pen afirmou no parlamento que “este momento marca o fim da agonia de um governo fantasma”, em menção ao gabinete comandado por Bayrou. “Seu governo provavelmente entrará em colapso sob pressão da oposição, o que pode pesar sobre as ações e títulos franceses”, aponta Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank.

A incerteza foi ampliada por nova ofensiva da Rússia contra a Ucrânia, no maior ataque desde o início da guerra, que contou com mais de 800 drones e alvejou prédios públicos. Em resposta, líderes europeus prometeram acelerar novo pacote de sanções e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse que falará com o homólogo russo, Vladimir Putin, muito em breve. A União Europeia (UE) considera sanções secundárias contra a China por compra de petróleo russo e medidas contra o Casaquistão, mas a adoção depende dos EUA. Autoridades europeias e norte-americanas se reúnem nesta segunda e na terça em Washington para discutir a questão.

No âmbito macroeconômico, a produção industrial da Alemanha cresceu 1,3% na comparação mensal de julho, em resultado ligeiramente melhor do que o esperado. Mais adiante, na quinta-feira, 11, as atenções vão se voltar para decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) que, segundo analistas, deverá deixar suas principais taxas de juros inalteradas, uma vez que a inflação na zona do euro segue em torno da meta oficial de 2% e persistem dúvidas sobre o impacto das tarifas do governo Trump.

Em Lisboa, as ações da Mota-Engil dispararam 9,41%, impulsionadas pela vitória na disputa pela construção e gestão do primeiro túnel imerso do Brasil, que ligará Santos e Guarujá. Na cidade, o PSI 20 subiu 0,65%, a 7.754,11. Em Madri, as ações do Sabadell (0,81%) e do BBVA (+1,89%) subiram.

A partir desta segunda-feira, os acionistas do primeiro banco decidirão se aceitam a oferta do segundo, embora as ações da empresa de Vallesana estejam sendo negociadas acima da oferta lançada por sua concorrente. Na capital espanhola, o Ibex35 avançou 1,02%, a 15.002,20 pontos. Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,28%, a 41.723,69 pontos.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Flamengo e Grêmio decidem terceira edição da Copinha Feminina

A terceira edição da Copinha Feminina terá o campeão definido neste sábado (20). A partir…

25 minutos ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 20/12/2025

Neste sábado, o movimento dos astros tenderá a influenciar as escolhas e atitudes dos nativos,…

6 horas ago

7 sobremesas geladas para o Natal

Sobremesas geladas são a escolha perfeita para o Natal. Isso porque elas trazem um equilíbrio…

12 horas ago

7 dicas para aproveitar as ceias de fim de ano sem culpa

As comidas são um dos principais atrativos das festas de fim de ano, marcadas por…

13 horas ago

Campinas enfrenta italiano Perugia na semi Mundial de Clubes de Vôieli

O Vôlei Renata, de Campinas (SP), será o representante brasileiro nas semifinais do Mundial de…

13 horas ago

Campinas enfrenta italiano Perugia na semi Mundial de Clubes de Vôieli

O Vôlei Renata, de Campinas (SP), será o representante brasileiro nas semifinais do Mundial de…

13 horas ago

This website uses cookies.