Categories: Últimas Notícias

Bolsas da Ásia se recuperam parcialmente, mas tensões comerciais persistem


Por Sergio Caldas*

São Paulo, 08/04/2025 – As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira, recuperando-se parcialmente dos tombos que sofreram no pregão anterior em meio a preocupações com os efeitos do tarifaço do governo Trump, embora as tensões comerciais persistam.

Liderando ganhos na Ásia, o índice japonês Nikkei subiu 6,03% em Tóquio, a 33.012,58 pontos, no seu melhor desempenho diário desde 6 de agosto do ano passado, enquanto o Hang Seng avançou 1,51% em Hong Kong, a 20.127,69 pontos, revertendo apenas uma fração da drástica queda de cerca de 13% que sofreu ontem, e o sul-coreano Kospi teve modesta alta de 0,26% em Seul, a 2.334,23 pontos, mas interrompeu uma sequência de quatro sessões negativas.

Na China continental, os mercados também se recuperaram após uma série de estatais, incluindo as gigantes petrolíferas, PetroChina and Sinopec, revelarem planos de acelerar recompras de ações com o objetivo de restaurar a confiança dos investidores. O Xangai Composto teve alta de 1,58%, a 3.145,55 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto mostrou avanço de 0,81%, a 1.791,83 pontos. Ambos os índices chineses, porém, apagaram somente uma pequena parte das perdas de ontem.

Na contramão, o Taiex sofreu uma nova queda significativa em Taiwan hoje, de 4,02%, a 18.459,95 pontos, pressionado pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Corp. (TSMC), maior fabricante de chips do mundo, cuja ação caiu 3,77%.

Ainda que a recuperação técnica tenha prevalecido na maior parte da região asiática, a guerra comercial continua a todo vapor, principalmente entre EUA e China.

O presidente americano, Donald Trump, deu prazo até 13h de hoje para a China remover a tarifa de 34% anunciada em retaliação aos 34% que Washington decidiu cobrar da importação de todos os produtos chineses. Se Pequim não recuar, Trump promete aplicar uma tarifa adicional de 50%, cumulativa, elevando a tarifação para 104%, considerando os 20% do início de março. A China, por sua vez, disse que tomará novas “contramedidas resolutas” se o republicano seguir adiante com a ameaça.

Na Oceania, a bolsa australiana também ficou no azul hoje, após três pregões seguidos de perdas. O S&P/ASX 200 avançou 2,27% em Sydney, a 7.510,00 pontos, mas também ficou longe de reverter a perda da sessão anterior, de mais de 4%.

Contato: sergio.caldas@estadao.com

*Com informações da Dow Jones Newswires



Por: Source link

Estadão

Recent Posts

Festival do Rio exibirá ‘O Agente Secreto’, filme com Wagner Moura cotado ao Oscar

O Agente Secreto, novo longa do diretor Kleber Mendonça Filho, será exibido no Festival do…

37 segundos ago

Confut: TV Brasil participa de grande fórum sobre mercado de futebol

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estará presente na Confut Sudamericana 2025, de 2 a 4 de…

4 minutos ago

PIB da construção civil cai pelo 2º tri consecutivo e setor sente efeito de juro alto

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor de construção civil no segundo trimestre, divulgado pelo…

6 minutos ago

Luan Cândido troca o Grêmio pelo Sport para ter mais minutos em campo no Brasileirão

Um dos primeiros reforços do Grêmio para 2025, o lateral-esquerdo Luan Cândido não conseguiu espaço…

8 minutos ago

Bolsas de NY fecham em queda com dúvidas de tarifas, yields altos e cautela pré-payroll

As bolsas de Nova York fecharam a terça-feira em queda na primeira sessão de setembro.…

14 minutos ago

decisão dos EUA de não conceder vistos a oficiais palestinos é “inaceitável”

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta terça-feira que a decisão dos EUA de…

15 minutos ago

This website uses cookies.