Categories: Últimas Notícias

Bolsas da Ásia fecham em alta em meio a esperança de negociações comerciais


Por Sergio Caldas*

São Paulo, 17/04/2025 – As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, apesar das fortes perdas que Wall Street sofreu ontem, em meio a esperanças de que China e EUA negociem para reverter a guerra comercial em curso, ao mesmo tempo em que Washington inicia discussões sobre tarifas com o Japão.

O índice japonês Nikkei subiu 1,35%, a 34.377,60 pontos, com ganhos liderados por ações da indústria pesada e do setor de energia. O foco está nas conversas tarifárias entre Tóquio e EUA.

“Entendo que os EUA esperam fechar o acordo em 90 dias”, disse Ryosei Akazawa, principal negociador comercial do Japão, após reunião com o presidente dos EUA, Donald Trump, no Salão Oval.

Um certo grau de positividade surgiu em meio a relatos de que a China estaria aberta a negociações comerciais com os EUA, afirmou o estrategista sênior de pesquisa da Pepperstone, Michael Brown, em nota a clientes. “No entanto, os relatos continham tantos ‘ses’, ‘mas’ e ‘talvez’ que a oferta parecia ser mais um gesto simbólico do que qualquer outra coisa”, acrescentou.

Na China continental, o dia foi de leves ganhos: o Xangai Composto avançou 0,13%, a 3.280,34 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto garantiu alta marginal de 0,08%, a 1.880,40 pontos.

Em outras partes da Ásia, o sul-coreano Kospi subiu 0,94% em Seul, a 2.470,41 pontos, após o Banco da Coreia (BoK) deixar seu juro básico inalterado em 2,75%, e o Hang Seng teve alta de 1,61% em Hong Kong, a 21.395,14 pontos, com a ajuda de ações de tecnologia e de incorporadoras.

Na contramão, o Taiex recuou 0,66% em Taiwan, no segundo dia consecutivo de perdas. Antes de divulgar mais um forte balanço trimestral, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), maior fabricante mundial de semicondutores por contrato, caiu quase 1% no pregão de hoje.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul, acompanhando o apetite por risco predominante na Ásia: o S&P/ASX 200 avançou 0,78% em Sydney, a 7.819,10 pontos.

Contato: sergio.caldas@estadao.com

*Com informações da Dow Jones Newswires



Por: Source link

Estadão

Recent Posts

Crespo exalta coragem do São Paulo após batalha na Libertadores e pede calma com Lucas Moura

Hernán Crespo apareceu bem mais leve para a entrevista coletiva após o São Paulo fazer…

16 minutos ago

Cuiabá vacila, empata com Atlético-GO e perde chance de encostar na zona de acesso da Série B

Sonhando em retornar à Série A no ano seguinte ao rebaixamento, o Cuiabá recebeu o…

1 hora ago

Djokovic inicia caminhada para figurar entre maiores campeões do US Open com tranquila vitória

Novak Djokovic iniciou da melhor maneira possível sua busca para entrar no seleto grupo com…

1 hora ago

Cadillac define dupla de pilotos para 2026 na Fórmula 1 e Drugovich fica de fora

Em vias de entrar para o grupo de construtores na Fórmula 1, a Cadillac começa…

2 horas ago

Família Coelho Diniz atinge 24,6% das ações ordinárias do Grupo Pão de Açúcar

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) informou na noite deste domingo que a família Coelho…

2 horas ago

This website uses cookies.