O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de US$ 71,4 milhões, o equivalente a cerca de R$ 390 milhões, para a Sincro Energía del Desierto (SED), subsidiária chilena do Grupo Alupar Investimento S/A. Os recursos serão destinados à aquisição de máquinas e equipamentos que serão exportados pela multinacional brasileira WEG, que tem sede em Santa Catarina.
O crédito, aprovado no âmbito da linha BNDES Exim Pós-embarque, será investido na aquisição de compensadores síncronos, transformadores de força e sistemas auxiliares para duas novas subestações de energia elétrica nas províncias chilenas de Antofagasta e Atacama.
“O apoio do BNDES às exportações de empresas brasileiras para diferentes mercados internacionais é essencial para fortalecer a indústria nacional e a geração de empregos dentro do Brasil. Mas também cumpre a função, sob a condução do presidente Lula, de contribuir com o que País seja capaz de buscar cada vez mais parceiros comerciais mundo afora, evitando que medidas individuais comprometam o desempenho da economia”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, em nota distribuída à imprensa.
A holding brasileira Alupar atua em geração e transmissão de energia elétrica, com projetos no Brasil, Colômbia e Peru, retornando agora ao Chile. Segundo o diretor de Relações com Investidores da Alupar, Luiz Coimbra, o financiamento aprovado pelo BNDES reforça a estratégia de consolidar a expansão regional da companhia.
“Após consolidar sua presença no Brasil, a companhia expandiu sua atuação para o Peru e para a Colômbia e reforça sua posição no Chile, retornando ao País após uma experiência bem-sucedida entre 2005 e 2016”, declarou Coimbra, na nota do BNDES.
A Alupar venceu em janeiro de 2024 uma licitação pública internacional que levou à criação da SED “para a construção e exploração de serviço complementar de controle de tensão por aportes de potência de curto-circuito”, em meio esforços de transição energética no Chile, informou o banco de fomento.
“Com esse projeto, a SED contribuirá para o fortalecimento da infraestrutura de transmissão elétrica no Chile, assegurando maior confiabilidade no fornecimento de energia em uma região estratégica para a expansão das fontes renováveis. As subestações Ana María e Illapa serão operadas pela Alupar por um período de 25 anos”, comunicou o BNDES.
Por: Estadão Conteúdo
O TSE debate medidas urgentes para combater o uso de deepfakes e inteligência artificial nas…
Hortência é a única brasileira indicada pela Fiba ao prêmio de maior atleta da história…
Ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes defendem a rediscussão sobre a obrigatoriedade do diploma…
João Fonseca desiste do Masters de Cincinnati após sentir lesão abdominal. Tenista foca na recuperação…
Virginia Fonseca comenta calor de 38ºC na Espanha durante estadia na casa de Vini Jr.…
Zezé Di Camargo transforma sua fazenda em Goiás em um santuário para animais resgatados, proibindo…
This website uses cookies.