Blitz do TCE acha feijão vencido da merenda e comida no chão de escolas da rede pública


Auditores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) flagraram nesta segunda, 29, alimentos com data vencida em blitz da merenda em 371 escolas – 262 municipais e 109 estaduais – localizadas no interior e no litoral paulista, e também na região metropolitana.

A ação ocorre simultaneamente e é considerada a maior fiscalização ordenada feita pelo TCE sobre o tema. Os 383 auditores de Controle Externo do TCE, recrutados para a missão, vão permanecer nas escolas até às 16hs com apoio remoto do Conselho Regional de Nutrição/3ª Região.

Os trabalhos são acompanhados em tempo real por meio de uma central de monitoramento que pode ser acessada pelo link http://streaming.tce.sp.gov.br/dashboard.

O objetivo da fiscalização é verificar as condições de preparo e distribuição da alimentação escolar; identificar os tipos de alimentação oferecida e sua frequência; observar a presença de nutricionistas na elaboração/supervisão dos cardápios, recepção de insumos e preparo das refeições.

Ao longo do dia, os auditores do TCE também irão avaliar o armazenamento dos produtos utilizados na alimentação escolar e as práticas de higiene adotadas no preparo, verificar a infraestrutura das cozinhas, despensas e refeitórios e, ainda, os equipamentos e utensílios utilizados. Ainda vão fiscalizar a atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE).

Realizadas desde 2016 pela Corte de Contas paulista, as ‘fiscalizações ordenadas’ ocorrem sem aviso antecipado aos órgãos públicos – nelas os agentes de fiscalização saem a campo, de maneira concomitante, para avaliar ‘não só a legalidade, mas também a qualidade do gasto dos recursos em políticas e serviços públicos’.

Ao longo de nove anos já foram realizadas 52 ações.

As ‘fiscalizações ordenadas’ consistem no deslocamento de agentes para inspecionar ‘in loco’, diversas áreas da administração pública, como transporte, merenda e material escolar, almoxarifado, tesouraria, creches, hospitais, unidades básicas de saúde, obras públicas, resíduos sólidos, segurança, praias e rios.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

6 receitas proteicas com batata-doce

A batata-doce é uma fonte incrível de carboidratos complexos, fibra, vitaminas e minerais, tornando-se um…

2 horas ago

Sobras da Ceia de fim de ano: como reaproveitar com segurança

A generosidade das Ceias de Réveillon faz parte da tradição brasileira, resultando inevitavelmente em sobras…

3 horas ago

8 dicas para desinchar após as festas de fim de ano

Depois de semanas de confraternizações, ceias reforçadas e uma rotina totalmente fora do habitual, é…

4 horas ago

Homem sofre tentativa de homicídio durante festa ao ser esfaqueado no pescoço

Um homem ficou ferido após ser atingido por arma branca durante uma confusão registrada na…

5 horas ago

Confira programação dos últimos dias do Natal do Bem – Portal Goiás

O Natal do Bem 2025, uma iniciativa do Governo de Goiás por meio do Goiás…

5 horas ago

4 signos que terão melhora financeira em 2026

O ano de 2026 promete movimentar diversos setores da vida, inclusive o financeiro, trazendo expansão,…

5 horas ago

This website uses cookies.