O número de casos prováveis de dengue em Belo Horizonte atingiu a marca de 3.567 em 2025, apontam os dados do Ministério da Saúde (dados até 7/6/2025). A cidade não registrou óbitos pela doença este ano.
A capital está entre os 312 municípios-alvo das ações de enfrentamento à dengue adotadas pelo Ministério da Saúde. Esse é um dos motivos pelos quais toda a população de Belo Horizonte e dos municípios da microrregião deve manter as medidas de prevenção aos focos do aedes aegypti, mosquito transmissor, e ficar atenta aos sintomas da dengue.
A médica infectologista e Diretora do Hospital Eduardo de Menezes da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, Virgínia de Andrade, explica que a dengue requer cuidados e pode trazer consequências ‘severas’ em crianças menores de dois anos, idosos e pessoas com comorbidades.
“A dengue pode causar hemorragias volumosas. Mas o que mais se preocupa na dengue é a desidratação. É o que geralmente mata. Por isso, essa pessoa [com sintomas de dengue] precisa ser avaliada, principalmente aquelas que apresentam sinais de alarme ou possuem comorbidades. A hidratação pode ser feita por via oral ou por via venosa, dependendo da gravidade dos sintomas.”
Fique atento aos sintomas da dengue. Se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, beba bastante água, não tome remédio por contra própria e procure uma unidade de saúde.
O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, destaca: no surgimento dos sintomas, é fundamental procurar atendimento imediatamente.
“As arboviroses têm alguns sintomas comuns. São febre, dor no corpo, no caso da dengue, dor ao redor dos olhos, dor nas articulações. Mas, o mais importante para a população é que, na manifestação desses sintomas, procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A UBS vai, através dos profissionais capacitados e de alguns exames que são relativamente simples, por exemplo, um hemograma, dar a melhor condução ao caso.”
Manter-se bem hidratado é fundamental para ter uma boa recuperação e previne casos graves da doença. Além disso, nada de tomar remédio por conta própria.
Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.
Fonte: Brasil 61
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) irá iniciar um estudo para subsidiar a avaliação da incorporação…
O Governo de Goiás anunciou, nesta quinta-feira, 15, no Palácio das Esmeraldas, o Plano de…
A Prefeitura de Goianésia deu início ao maior programa de reestruturação da saúde já realizado…
Uma ação da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) resultou na prisão de um suspeito por…
A renegociação de dívidas tem se tornado uma alternativa cada vez mais comum para brasileiros…
As atrações oficiais do Carnaval de Goianésia 2026 foram apresentadas na manhã desta sexta-feira, 16,…
This website uses cookies.