‘Belão da Quitungo’, apontado como braço direito de líder do CV, é preso em megaoperação


Por Redação O Estado de S. Paulo – 28/10/2025 15:10

A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira, 28, Thiago do Nascimento Mendes, o “Belão da Quitungo”, apontados como as principais lideranças do Comando Vermelho no Rio de Janeiro. Ao menos dois policiais civis e 18 criminosos morreram e outros 79 criminosos foram presos durante uma megaoperação na capital fluminense.

Quem é Belão da Quitungo?

Thiago do Nascimento Mendes, o “Belão da Quitungo”, apontado como braço direito de Doca e chefe do tráfico no Morro do Quitungo, na Penha, também foi preso nesta terça-feira.

Havia seis mandados de prisão em aberto contra ele por tráfico de drogas, armas, homicídios, ocultação de cadáver e organização criminosa.

De acordo com o Governo do Rio, Belão teria ordenado a invasão de um prédio na comunidade do Quitungo para fazer cobranças ilegais aos moradores.

A exploração do serviço ajudava a financiar o crime organizado local, que já teria movimentado com o esquema mais de 500 mil reais. Ao todo, 24 apartamentos estariam pagando 700 reais, quase 17 mil por mês para o crime organizado.

Quem é Doca?

De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Doca é a principal liderança do Comando Vermelho no Complexo da Penha e em outras comunidades da zona oeste do Rio, como Gardênia Azul, César Maia e Juramento. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) denunciou Doca e outras 66 pessoas pelo crime de associação para o tráfico. Três deles também foram denunciados por tortura.

Ele é investigado por mais de 100 homicídios, incluindo execuções de crianças e desaparecimentos de moradores. Havia 34 mandados de prisão em aberto contra o traficante, de acordo com dados do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP).

Doca é apontado como o mandante da execução de três médicos na zona sudoeste do Rio em outubro de 2023. As vítimas foram mortas por engano porque um deles foi confundido com o verdadeiro alvo dos criminosos.

Em maio deste ano, o MPRJ denunciou Doca, e outros dois criminosos pelo ataque a uma delegacia em Duque de Caxias. Segundo as investigações, o criminoso teria ordenado a invasão à unidade, no dia 15 de fevereiro de 2025. Eles respondem por tentativa de homicídio qualificado, dano qualificado, tortura e associação para o tráfico.

Os criminosos tentavam resgatar Rodolfo Manhães Viana, o Rato, preso horas antes da invasão por tráfico e associação para o tráfico, na Comunidade Vai Quem Quer. Armados com fuzis e granadas, os criminosos invadiram a delegacia, feriram dois agentes e torturaram um deles em busca de informações sobre o paradeiro de Rato, que já havia sido transferido para a Polinter, na Cidade da Polícia.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

6 simpatias para ter sorte e prosperidade no Ano-Novo

A chegada do Ano-Novo sempre traz esperança e entusiasmo para o recomeço. É nesta época…

6 minutos ago

Com recorde de atletas, corrida de São Silvestre terá centésima edição

Em uma viagem a Paris, o jornalista Cásper Líbero ficou maravilhado com uma corrida realizada…

3 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Rosa Rodrigues de Oliveira, ocorrido neste domingo,…

3 horas ago

Retrospectiva: Corinthians segue imponente no futebol feminino em 2025

O futebol feminino brasileiro encerrou a temporada 2025 com a seleção do técnico Arthur Elias em…

4 horas ago

Baralho cigano: previsão para os 12 signos de 29/12/2025 a 04/01/2026

Esta semana marcará a transição vibracional entre os anos. O baralho cigano revela que este…

5 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 29/12/2025

Esta segunda-feira trará impulso, iniciativa e maior clareza sobre desejos pessoais, favorecendo decisões conscientes e…

10 horas ago

This website uses cookies.