BC vai endereçar medidas relacionadas a contas-laranja no SFN ao longo de 2025


O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse que a autarquia deve lançar medidas de segurança voltadas a coibir o uso de contas-laranja no Sistema Financeiro Nacional (SFN) ao longo deste ano. Elas não fazem parte do conjunto de ações lançadas nesta sexta-feira, 5, explicou ele, durante entrevista coletiva sobre o tema.

“A gente pretende também endereçar medidas que são relacionadas a isso, que vão estar entre essas novas medidas que a gente pretende, inclusive, fazer ao longo desse ano”, disse Galípolo.

Também presente na entrevista coletiva, o diretor de Regulação, Gilneu Vivan, explicou que há um desafio de tipificar adequadamente esse tipo de conta.

Galípolo acrescentou que o SFN está completamente hígido, e que não há riscos à sua estabilidade. Ele destacou que nenhuma ação será uma “panaceia” contra os ataques do crime organizado, e que é necessário ter um trabalho contínuo.

Indagado, o banqueiro central afirmou que devem ser tomadas ações para melhorar as condições de trabalho do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), subordinado ao BC e responsável por combater a lavagem de dinheiro e o terrorismo.

Ele explicou que a autonomia orçamentária e financeira do BC poderia garantir mais condições ao órgão.

Sobre a Lei Magnitsky, Galípolo disse que o trabalho do BC é observar seus impactos.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

É o Governo de Goiás presente! Goiás Alerta e Solidário leva benefícios sociais a comunidades quilombolas e indígenas – Portal Goiás

Em parceria com CBM-GO e Seapa, equipes estiveram em 49 municípios onde residem populações quilombolas,…

13 minutos ago

Casas a custo zero são entregues em Diorama e Bom Jardim de Goiás – Portal Goiás

Goiás Social e Agehab entregam 93 casas a custo zero nos municípios de Diorama e…

38 minutos ago

Homem é socorrido pelos bombeiros após atropelamento no Negrinho Carrilho

Um homem de 44 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros na noite desta quinta-feira,…

1 hora ago

Tarot 2026: Roda da Fortuna indica um ano de grandes transformações

A “Roda da Fortuna”, Arcano 10 do Tarot de Marselha, anuncia 2026 como um ano…

1 hora ago

Lideranças municipalistas celebram ação do Estado que regulariza passivos do Goiás na Frente

Uma articulação do Governo de Goiás junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) resultou…

2 horas ago

This website uses cookies.