O Banco Central (BC) registrou 53 incidentes cibernéticos em 2025 até o momento. Em todo o ano de 2024, o número foi de 59. A informação é de Aristides Cavalcante Neto, chefe de unidade no Departamento de Gestão Estratégica e Supervisão Especializada (Degef) da autarquia.
Cavalcante aponta que os executores deste tipo de ação demonstram profundo conhecimento técnico e também das estruturas que invadem. Entre as vulnerabilidades que os criminosos exploram, ele destaca o fator humano: “O crime organizado está aliciando funcionários das instituições financeiras, não só terceirizados”, disse durante o evento CORE Summit, em São Paulo.
O BC rodou uma pesquisa com as instituições financeiras que regula e constatou que cerca de 30% não revisa periodicamente as credenciais de funcionários. Cavalcante destaca que este procedimento, além de aprimorar a gestão de relacionamento com terceiros, está entre os principais riscos para ataques cibernéticos. O levantamento apontou que apenas 37% das instituições fazem avaliação de riscos relacionados a terceiros.
Outro ponto destacado pelo chefe de unidade é a falta de monitoramento das aplicações (APIs) que as empresas usam em sua infraestrutura digital. Para mitigar riscos, Cavalcante cita que a autarquia tem recomendado o que chama de “higienização cibernética”. Isto inclui aprimorar controles de acesso, trabalhar na correção de vulnerabilidades, aplicar autentificação em múltiplos fatores, entre outras medidas. “Estabelecer monitoramento 24/7 é uma prática essencial. Inclui o ambiente computacional das instituições, e também as transações financeiras que ocorrem.”
Por: Estadão Conteúdo
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH),…
O empréstimo com garantia imobiliária tem ganhado cada vez mais espaço no mercado financeiro brasileiro.…
A seleção brasileira desembarcou nesta quarta-feira (19) nas Filipinas para a disputa da Copa do…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da 1ª Delegacia Distrital de Polícia de Águas…
O peixe é uma excelente alternativa para aqueles que optam por evitar carne vermelha na…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Abadia de Goiás…
This website uses cookies.