O Banco Central do México (Banxico) cortou a taxa básica de juros em 50 pontos-base, para 8,5% ao ano. A decisão está em linha com o esperado por analistas consultados pela FactSet e foi tomada por unanimidade. Segundo o comunicado, a economia global apresentou crescimento menor no primeiro trimestre de 2025, com perspectivas revisadas para baixo devido a “tensões comerciais” e incertezas geopolíticas.
A decisão de cortar os juros reflete uma “etapa de combate à inflação” que busca levar os preços de patamares próximos aos históricos para a meta de 3%. O banco destacou que “níveis da taxa de referência menores são consistentes com os desafios desta fase”, considerando a fragilidade da economia e os impactos de políticas comerciais globais.
O comunicado sinaliza que novos cortes podem ocorrer, mantendo uma “postura restritiva”, mas ajustada conforme a evolução da inflação. O Banxico reafirmou seu “compromisso com a estabilidade de preços”, garantindo que a política monetária assegure uma convergência sustentável para a meta.
O texto da instituição aponta que o dólar americano enfraqueceu, enquanto as taxas de juros em economias avançadas recuaram. A inflação geral e subjacente no México ficou em 3,93% em abril, com o núcleo permanecendo abaixo de 4% por oito meses consecutivos. No entanto, as expectativas do BC para o fim de 2025 aumentaram, e as projeções de longo prazo seguem acima da meta de 3%.
O Banxico prevê que a inflação convergirá para o objetivo apenas no terceiro trimestre de 2026, mas alerta para riscos como “depreciação cambial, tensões geopolíticas e pressões de custos”.
Por: Estadão Conteúdo
Por Redação, O Estado de S. Paulo - 22/08/2025 16:48 Rodrigo Silva, filho mais novo…
O suco funcional é uma excelente opção para se refrescar e, ao mesmo tempo, aproveitar…
A Polícia Civil prendeu preventivamente nesta sexta-feira, 22, a professora que agrediu uma criança de…
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse nesta…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou suspender a tramitação de…
Nove distribuidoras de energia elétrica contrataram 815,59 megawatts (MW) no leilão foi concluído nesta sexta-feira,…
This website uses cookies.