BC da Turquia reduz juros a 40,5% em 2º corte consecutivo, mas avalia que taxa segue restritiva


O Banco Central da Turquia, conhecido como TCMB, cortou nesta quinta-feira, 11, suas principais taxas de juros em 2,5 pontos porcentuais, em reunião monetária. A taxa básica de juros caiu de 43% a 40,5% ao ano, a de concessão de empréstimos overnight recuou de 46% a 43,5% e a de tomada de empréstimos overnight teve queda de 41,5% a 39%. Esta é a segunda redução consecutiva nos juros turcos desde que retomaram flexibilização monetária em julho.

Em nota, o TCMB apontou que a inflação subjacente desacelerou em agosto, a demanda doméstica continua fraca e a condições econômicas continuam desinflacionárias, ao mesmo tempo em que o crescimento da atividade continua a exceder expectativas.

O BC turco se comprometeu a tomar os passos necessários para garantir o retorno da inflação à meta e afirmou que a “magnitude desses passos” será determinada com uma abordagem cautelosa, a cada reunião. “A instância de política monetária restritiva fortalecerá o processo de desinflação por meio da demanda, taxa de câmbio e canais de expectativas até que a estabilidade de preços seja alcançada”, disse.

Por outro lado, a política monetária voltará a ser apertada se a inflação se desviar das projeções atuais, alertou o TCMB.

Na esteira do anúncio do BC turco, a lira turca continuou oscilando perto da estabilidade ante o dólar e praticamente não se alterou. Às 8h13 (de Brasília), o dólar subia a 41,29 liras, ante 41,27 liras no fim da tarde de quarta-feira, 10.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Goiás Social retirou mais de 600 mil pessoas da pobreza

A política social implantada em Goiás a partir de 2019 foi estruturada com o objetivo…

44 minutos ago

Horta comunitária reúne memória, cuidado e cidadania em favela do Rio

Faz um ano que a rotina de Vera Lúcia Silva de Souza, de 74 anos,…

2 horas ago

Brasil joga mal e perde de 2 a 1 para a França nos EUA

Em uma atuação muito ruim, a seleção brasileira foi derrotada pela França por 2 a…

7 horas ago

Grêmio supera Internacional por 2 a 1 no Brasileiro Feminino

Em partida transmitida ao vivo pela TV Brasil, o Grêmio derrotou o Internacional pelo placar…

13 horas ago

Saúde libera R$ 900 mil para combate ao Chikungunya em Dourados

O Ministério da Saúde liberou aporte emergencial de R$ 900 mil para ações de vigilância,…

14 horas ago

Caiado entrega revitalização do Agrocolégio Estadual Maguito Vilela em Goianésia neste domingo

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, inaugura neste domingo (29), às 9h, a nova sede…

17 horas ago

This website uses cookies.