O Banco Central da Colômbia decidiu, pela terceira vez consecutiva, manter inalterada a taxa básica de juros em 9,25%, nesta terça-feira, 30. A decisão não foi unânime, com quatro diretores votando a favor da manutenção, dois por uma redução de 50 pontos-base (pb) e um por um corte de 25 pb.
Na avaliação da Junta Diretiva da autoridade monetária, a inflação segue acima do esperado, em cenário que aponta ainda para “uma convergência mais lenta em direção à meta de 3%”.
O comunicado destacou que as expectativas de inflação dos analistas têm aumentado e que, segundo a pesquisa de setembro, a mediana se situava em 5% para 2025 e em 4% para 2026.
Já as expectativas implícitas nos mercados de dívida pública continuam “acima da meta de 3%”.
O BC colombiano ressaltou ainda que, embora as condições financeiras externas tenham se tornado mais favoráveis, “persiste a incerteza sobre os efeitos da política comercial dos Estados Unidos e as tensões geopolíticas regionais e globais”.
Em relação à atividade econômica, o BC colombiano informou que o PIB do país cresceu 2,5% no segundo trimestre, resultado em linha com o esperado pela equipe técnica e sustentado pelo consumo e pelo avanço da formação bruta de capital, sobretudo em obras civis e em máquinas e equipamentos.
Por: Estadão Conteúdo
A capital do Maranhão, São Luís, receberá o primeiro Ginásio de Paradesporto das regiões Norte e…
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado freou, nesta terça-feira, 30, o andamento do…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 30/09/2025 17:36 Três homens foram presos na…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam)…
O ex-mesatenista Hugo Hoyama anunciou, nesta terça-feira (30), que está em casa após realizar uma…
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira, 30, que determinou a notificação imediata…
This website uses cookies.