BC corta taxa básica de juros em 100 pontos-base, a 39,5% ao ano


O Banco Central (BC) da Turquia, conhecido como TCMB, cortou nesta quinta-feira, 22, suas principais taxas de juros em 100 pontos-base (pb), após reunião monetária. A taxa básica de juros caiu de 40,5% a 39,5% ao ano, a de concessão de empréstimos overnight recuou de 43,5% a 42,5% e a de tomada de empréstimos overnight teve queda de 39% a 38%. Esta é a terceira redução consecutiva nos juros turcos desde que retomaram flexibilização monetária em julho.

Em nota, o TCMB apontou que a tendência subjacente de inflação aumentou em setembro e, embora dados recentes sugiram que as condições de demanda estejam em níveis desinflacionários, eles também apontam para uma desaceleração no processo de desinflação.

O BC turco afirma que a postura restritiva da política monetária fortalecerá o processo de desinflação por meio dos canais de demanda, taxa de câmbio e expectativas. No texto, o TCMB se compromete a determinar a taxa básica de juros levando em consideração a inflação realizada e esperada, além da tendência subjacente. O banco central acrescenta que tomará as decisões de política monetária de forma a criar as condições monetárias e financeiras necessárias para atingir a meta de inflação de 5% no médio prazo.

“A postura da política monetária será mais restritiva em caso de desvio significativo das perspectivas de inflação em relação às metas intermediárias”, alerta.

Na esteira do anúncio do BC turco, a lira turca continuou oscilando perto da estabilidade ante o dólar e praticamente não se alterou. Às 8h12 (de Brasília), o dólar subia marginalmente a 41,98 liras turcas.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Brasileiro feminino: Palmeiras derrota Fluminense no Luso Brasileiro

Em partida transmitida ao vivo pela TV Brasil, o Palmeiras derrotou o Fluminense por 2…

17 minutos ago

Governo de Goiás alcança 1 milhão de inscritos no Nota Fiscal Goiana

Idealizado pelo Governo de Goiás, o programa Nota Fiscal Goiana (NFG) superou a marca de…

5 horas ago

Queijo vegetal de baru impulsiona negócio no Cerrado com apoio do Sebraetec | ASN Goiás

Tanise Knakievicz transformou castanha de baru em produto inovador com apoio do Sebrae (Fotos Arquivo…

6 horas ago

Boxe: etapa de Copa do Mundo em Foz do Iguaçu tem recorde de atletas

Mais de 400 boxeadores de 50 países participam da etapa de abertura da Copa do…

6 horas ago

Vereador Valdomiro Baiano propõe construção de passarela sobre a Avenida Contorno

A Câmara Municipal de Goianésia aprovou, durante sessão ordinária no Plenário Aleixo Luiz Vinhal, um…

8 horas ago

Anvisa cria grupo de trabalho para uso seguro de canetas emagrecedoras

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira (16) portarias que criam dois…

12 horas ago

This website uses cookies.