Por Redação, O Estado de S. Paulo – 01/06/2025 19:56
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha, apreendeu nesse sábado, 31, na Ilha do Marajó, no Pará, uma embarcação semissubmersível que seria usada para levar cocaína para a Europa.
É a primeira vez que a PF intercepta um barco desse tipo, o que expõe uma inovação nas estratégias de transporte do comércio internacional de drogas.
Segundo o governo, a operação ocorre como resposta direta às investigações relacionadas à apreensão, em março, de uma embarcação similar nas águas de Portugal. As investigações apontaram que ambos os equipamentos foram fabricados na mesma região do Pará, com o objetivo de viabilizar a rota transatlântica de entorpecentes.
A identificação e a localização da embarcação, diz a PF, foram possíveis graças ao intercâmbio de informações de inteligência, no âmbito da cooperação internacional, com destaque para a colaboração da Polícia Nacional da Espanha, da Polícia Judiciária de Portugal e da Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos.
Nos últimos anos, facções criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho avançaram sobre a Amazônia, com a intenção de diversificar os trajetos para escoamento das drogas produzidas na Bolívia, no Peru e na Colômbia. Uma das principais rotas é pela bacia do Rio Solimões.
Além de fortalecer o narcotráfico, essas organizações impulsionam os crimes ambientais, ao apoiar o desmatamento e o garimpo ilegal na floresta.
Por: Estadão Conteúdo
Governo de Goiás define investimento no programa Epicentro da Inteligência Artificial como estratégico para gerar…
Djavan está em estúdio finalizando o seu novo álbum. Improviso será o 26º disco de…
Quando a temperatura cai, a maquiagem parece simplesmente não aderir. Em peles secas ou maduras,…
Enquanto o futebol alemão investiga dois incidentes nos quais jogadores foram supostamente vítimas de ofensas…
Durante capacitação realizada, de maio a junho, 1.260 produtores rurais participaram de 67 cursos, oferecidos…
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu que seja levado ao plenário…
This website uses cookies.