Mais de 160 instituições financeiras realizarão, ao longo de novembro, um mutirão de renegociação de dívidas para consumidores com parcelas em atraso. A iniciativa é da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em parceria com Banco Central, Secretária Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons.
Segundo a Febraban, a campanha permitirá ao consumidor negociar dívidas com condições especiais, como parcelamento, desconto no valor total e taxas de juros reduzidas para refinanciamento.
Será possível reestruturar os passivos no cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades de crédito, desde que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia ou prescritas.
Os clientes poderão solicitar a repactuação da dívida diretamente com o banco participante ou pelo portal ConsumidorGovBr. O processo também poderá contar com o apoio presencial nos Procons que aderiram ao mutirão, embora para as pessoas Superendividadas seja necessário também um plano de pagamento, de acordo com a Febraban.
A iniciativa periódica acontece em um cenário de crescentes dificuldades dos brasileiros para honrar compromissos financeiros, diante de juros elevados. Em setembro, a inadimplência saltou para 30,5% das famílias, maior nível da série histórica iniciada em 2010, conforme a apontou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Por: Estadão Conteúdo
Os EUA e a Austrália pretendem investir mais de US$ 3 bilhões em projetos de…
Chamado por Euclides da Cunha de “árvore sagrada do Sertão”, o umbuzeiro é uma das…
O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Jeane de Oliveira Paula, ocorrido neste domingo,…
Empreender em psicologia é um caminho cada vez mais buscado por profissionais que desejam unir…
Por Marianna Gualter, Cícero Cotrim, Gabriel Hirabahasi e Gabriel Gabriel de Sousa - 20/10/2025 16:52…
Na noite de domingo, 19, a Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Goianésia realizou uma…
This website uses cookies.