Bahia terá 2º maior centro de treinamento do grupo City e aporte deve chegar em R$ 300 milhões


O Bahia anunciou nesta segunda-feira o projeto do novo centro de treinamento, batizado de CFA Bahia (City Football Academy), que será erguido em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O investimento que gira na casa dos R$ 300 milhões marca a maior estrutura esportiva da história do clube e um dos empreendimentos mais ambiciosos do futebol nordestino.

Com 560 mil metros quadrados de área total e 20 mil de área construída, o complexo reunirá futebol profissional masculino e feminino, além das categorias de base. A previsão de entrega é dezembro de 2027, e o espaço será integrado à rede global do City Football Group, que controla o clube desde 2023.

O novo CT terá 12 campos, um miniestádio para mil pessoas e 500 vagas de estacionamento, além de abrigar a sede administrativa. O projeto foi concebido nos moldes das academias do grupo em Manchester e Montevidéu, com foco em metodologia, tecnologia e integração entre os centros.

Segundo o CEO do clube, Raul Aguirre, a construção deve gerar centenas de empregos e contribuir para o desenvolvimento regional. “Este centro de treinamento de última geração foi projetado para atender plenamente às necessidades da iniciação esportiva, categorias de base, futebol profissional feminino e masculino, além da nossa equipe técnica. Também será um verdadeiro polo de desenvolvimento regional”, afirmou.

“A construção e operação vão gerar centenas de empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local e criando oportunidades para profissionais de diversas áreas”, completou.

O CEO global, Ferran Soriano, destacou que “o investimento na City Football Academy Bahia demonstra mais uma vez o compromisso do City Football Group e a confiança que temos no clube e no Estado da Bahia”. Segundo ele, “o CFA Bahia fará parte de uma rede global de centros de treinamento de ponta que colocará a melhor tecnologia e experiência a serviço dos atletas mais talentosos. Será um espaço de excelência técnica, mas também um lugar para o desenvolvimento pessoal e profissional de alguns dos melhores jogadores de futebol do Brasil”.

Além da infraestrutura, o projeto promete seguir padrões de sustentabilidade, com certificação ambiental LEED, uso de energia solar, reaproveitamento de água e ações de reflorestamento urbano. A proposta busca equilibrar impacto ambiental e responsabilidade social, um diferencial ainda raro no futebol brasileiro.

Enquanto desenha o futuro fora de campo, o Bahia vive bom momento na temporada. O time é o sexto colocado no Brasileirão, com 46 pontos, e volta a campo no sábado, às 21h30, contra o São Paulo, no Morumbis.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Copa do Brasil: Corinthians e Vasco iniciam final com empate sem gols

O primeiro capítulo da decisão da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco terminou com…

2 horas ago

Botafogo anuncia saída do técnico italiano Davide Ancelotti

O Botafogo anunciou no início da noite desta quarta-feira (17) que o italiano Davide Ancelotti…

2 horas ago

Polícia Civil resgata dois cães vítimas de maus-tratos em Morrinhos – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Morrinhos – 19ª…

3 horas ago

Polícia Civil cumpre mandados judiciais por golpe do falso aluguel praticado contra moradores de Aparecida de Goiânia

A Polícia Civil de Goiás, por meio da 5ª Delegacia Distrital de Polícia de Aparecida…

4 horas ago

foragido por desvio de carga é preso no interior de São Paulo – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e…

6 horas ago

This website uses cookies.