Bahia perde para Atlético Nacional e se complica na Libertadore


O Bahia perdeu mais uma na Copa Libertadores e se complicou na briga por uma vaga nas oitavas de final. Na noite desta quarta-feira, o time baiano foi até o estádio Atanasio Girardot, em Medellín (COL) para encarar o Atlético Nacional, e acabou derrotado por 1 a 0, pela quinta rodada da competição nacional.

Com o resultado, o Bahia estacionou em sete pontos e perdeu a liderança do Grupo F para o próprio time colombiano, agora com nove, e que garantiu a classificação para a próxima fase.

Os brasileiros agora precisam vencer o Internacional na última rodada para avançar ou torcer por um empate entre os gaúchos e Nacional (URU), nesta quinta-feira, para chegarem na rodada final dentro da zona classificatória.

Esta foi apenas a segunda partida entre Atlético Nacional e Bahia na história da Libertadores. Na primeira, pela terceira rodada da fase de grupos em 2005, o time brasileiro venceu por 1 a 0, com gol marcado por Willian José, que curiosamente começou a partida desta quarta-feira no banco de reservas.

Antes mesmo de conseguir se organizar em campo, o Bahia já iniciou a partida levando um susto. Com um minuto de jogo, Viveros recebeu na frente, limpou David Duarte e mandou a bola para o fundo do gol. Porém, após análise do VAR, o gol do Atlético Nacional foi anulado por impedimento.

Sem objetividade, o time baiano não conseguiu levar real perigo ao adversário e viu aos 22 Luciano Juba, em tentativa de recuo para Marcos Felipe, mandar a bola na rede pelo lado de fora, assustando mais uma vez o torcedor. O time colombiano ainda criou boas chances, mas não aproveitou e o jogo foi para o intervalo sem gols.

Na volta para o segundo tempo, o que parecia um replay da primeira etapa teve uma reviravolta ruim para o Bahia. Com 46 segundos, Arce recebeu lançamento de longe, arrancou e parou em Marcos Felipe, que deu rebote para Viveros, de primeira, mandar para o fundo do gol.

O VAR novamente chamou para analisar um possível toque de mão na jogada, mas o gol desta vez foi validado. Atrás no marcador, o Bahia enfim passou a se lançar ao ataque, mas seguiu sem objetividade, apesar de dominar a posse de bola.

Do outro lado, o Atlético Nacional passou a segurar mais o jogo e também não criou grandes chances. O Bahia teve uma grande chance para empatar aos 44, quando Luciano Juba e Willian José arriscaram com perigo, mas pararam em Castillo, que garantiu a vitória para o time colombiano.

As equipes jogarão a sexta e última rodada da fase de grupos apenas no dia 28 de maio, a partir das 19h, quando o Bahia visita o Internacional, no Beira Rio, simultaneamente a Nacional (URU) e Atlético Nacional, no estádio Tigo La Huerta.

Antes disso, o Bahia se prepara para voltar a campo neste domingo, às 16h, quando faz o clássico baiano contra o Vitória, na Arena Fonte Nova, pelo Brasileirão. No mesmo dia e horário, o Atlético Nacional visita o Rionegro Águilas, pela penúltima rodada do Campeonato Colombiano.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO NACIONAL-COL 1 X 0 BAHIA

ATLÉTICO NACIONAL – Castillo; Andrés Román, Arias, Tersillo e Camilo Cándido; Campuzano, Mateus Uribe e Cardona (Asprilla); Henestroza (Rivero), Billy Arce (Sarmiento) e Viveros (Morelos). Técnico: Javier Gandolfi.

BAHIA – Marcos Felipe; Erick, David Duarte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Michel Araújo) e Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor); Cauly (Kayky), Lucho Rodríguez (Willian José) e Erick Pulga. Técnico: Rogério Ceni.

GOL – Viveros, aos 46 segundos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Mateus Uribe, Sarmiento e Hinestroza (Atlético Nacional).

RENDA E PÚBLICO – Não divulgados.

ÁRBITRO – Dario Herrera (ARG).

LOCAL – Estádio Atanasio Girardot, em Medellín (COL).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Médico do Palmeiras explica motivo de nova cirurgia em Paulinho após o Mundial

Autor do único gol e herói da classificação do Palmeiras no sábado, contra o Botafogo,…

34 minutos ago

Botafogo-SP bate Cuiabá, impede rival de entrar no G-4 e deixa zona de rebaixamento da Série B

O Botafogo-SP não teve vida fácil, mas conseguiu embalar a segunda vitória seguida para sair…

1 hora ago

Vaquinha para alpinista que socorreu brasileira na Indonésia é retomada sem cobrança de taxa

A vaquinha promovida pela plataforma Voaa para o alpinista asiático Agam, que resgatou o corpo…

2 horas ago

Quem era homem que morreu após ter convulsão durante evento do Legendários no MT

Rodrigo Nunes de Oliveira, de 40 anos, morreu no sábado, 28, após sofrer crise convulsiva…

2 horas ago

Cidade de SP tem alta de furtos em maio; roubos e latrocínios caem

Por Redação, O Estado de S. Paulo - 30/06/2025 21:46 A cidade de São Paulo…

3 horas ago

Médico atesta necessidade de cirurgia em Daniel Silveira após Moraes exigir laudo

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro enviou nesta…

3 horas ago

This website uses cookies.