Categories: BRASIL

BAHIA: estado registra 21 mil casos prováveis e 10 óbitos por dengue em 2025

A Bahia já registrou 21.683 casos prováveis de dengue, em 2025, mostram dados do Ministério da Saúde. No período, foram registrados 10 óbitos em decorrência da doença.

Diante disso, autoridades de saúde e a população precisam continuar mobilizadas na prevenção aos focos do mosquito transmissor da dengue e atentos aos sintomas da dengue.

É o que ressalta o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior. 

“Que numa ação sinérgica, apoiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios, nós possamos garantir a continuidade das ações de orientação da população, avaliando se tem criadouros potenciais do mosquito aedes aegypti, para que quando retornarem as chuvas e outras condições mais favoráveis à transmissão da doença, nós tenhamos baixa infestação e, portanto, menor possibilidade de ocorrência de epidemias.”

De olho nos municípios com alta transmissão da dengue ou número de casos em ascensão em 2025, o Ministério da Saúde realiza ações de enfrentamento em 12 cidades baianas. Desde que ativou o Centro de Operações de Emergências para Dengue e outras arboviroses, o Ministério intensificou as ações para conter o avanço da dengue no estado, além de garantir atendimento adequado à população nos municípios mais afetados.
    
A campanha nacional contra a dengue realizada pelo Ministério da Saúde reforça: estar atento aos sintomas que o corpo emite é essencial para uma resposta rápida e eficaz. O atendimento de um profissional de saúde logo após o surgimento dos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a dengue se agrave.

O estudante de medicina Lucas de Souza Leite, de 31 anos, mora em Itabuna (BA). Ele conta que a família tem se prevenido para evitar os focos do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, dentro de casa.

“A gente sempre procurou tomar os cuidados básicos, manter a caixa d’ água sempre fechada, não deixar acumular água em vasos de plantas ou então de repente em algum recipiente jogado pelo quintal. A gente sempre tomou esses cuidados mais básicos, verificar o reservatório de água atrás da geladeira, se está acumulando muita água, verificar ralo, etc. E a gente sempre permitiu a entrada do agente de endemias para fazer a vistoria e para também fazer aplicação do larvicida.”

Atenção: se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo são sintomas de dengue. Percebeu os sintomas? Beba bastante água, não tome remédios por conta própria e procure um serviço de saúde mais próximo.

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Brasil 61

Recent Posts

SBT responde Zezé Di Camargo e reafirma jornalismo “sem partido” após polêmica

O SBT se manifestou oficialmente nesta segunda-feira (15) após a decisão do cantor Zezé Di…

41 minutos ago

Simpatias com pimenta: 4 rituais para fortalecer o amor

As simpatias são práticas antigas utilizadas para conquistar diversos desejos. Geralmente, envolve rituais simples, como…

1 hora ago

RJ terá ponto facultativo dia 17 devido a partidas de Flamengo e Vasco

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o governador do estado, Cláudio Castro,…

2 horas ago

Cruzeiro anuncia saída de Leonardo Jardim após revés na Copa do Brasil

Menos de 24 horas após ser eliminado pelos Corinthians nas semifinais da Copa do Brasil,…

2 horas ago

Cardápio semanal: 5 receitas ricas em proteínas para almoço e jantar

Montar um cardápio semanal equilibrado não precisa ser complicado nem sem graça. Com escolhas certas,…

2 horas ago

This website uses cookies.