B3 lança programa de formador de mercado de títulos públicos federais, com início em outubro


A B3 informou nesta quarta-feira, 17, que está lançando um programa para credenciar instituições financeiras quem têm interesse em atuar como formadores de mercado de títulos públicos federais. O programa terá início em outubro e tem o objetivo de aumentar a liquidez do segmento, diz a B3, em nota.

Serão credenciados até dois formadores de mercado para Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B) e até dois formadores para Letras Financeiras do Tesouro (LFT) e Letras do Tesouro Nacional (LTN).

“As instituições credenciadas como formadores de mercado deverão realizar ofertas de compra e de venda para a formação de preço de títulos públicos federais no Trademate, plataforma de negociação eletrônica de produtos de renda fixa da B3”, afirma a Bolsa.

Os formadores credenciados contarão com incentivo financeiro da B3 pela participação na formação de preço dos títulos, considerando volume negociado em tela e spread.

As inscrições para o programa vão até o dia 26 de setembro e, caso as solicitações de credenciamento excedam o número de vagas oferecidas, haverá critérios de desempate.

Podem solicitar o cadastro como formadores de mercado as pessoas jurídicas, nacionais ou estrangeiras e fundos de investimentos que atuem como formadores de mercado autônomos.

“Queremos engajar o mercado para negociar mais títulos públicos federais com preço em tela e, assim, aumentar a liquidez, além de trazer mais transparência e segurança para o mercado secundário de renda fixa”, explica o superintendente de Produtos de Renda Fixa da B3, Fernando Bianchini.

O programa da B3 vai focar nos papéis que não são mais emitidos, mas que possuem estoque relevante no mercado e boa negociação no mercado de balcão tradicional, embora apresentem pouca negociação eletrônica no mercado secundário.

De acordo com a companhia, diferentemente do programa de dealers do Tesouro, que fomenta a negociação de títulos novos, este programa é análogo aos programas de formadores de mercado de ativos listados, nos quais os participantes devem manter ofertas com spread contratado na tela por, no mínimo, 70% do tempo do pregão, respeitando a quantidade mínima exigida.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Presidente do Fed diz que tarifas maiores continuam elevando preços em alguns setores nos EUA

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que as…

8 minutos ago

Ex-diretor da PF na gestão Lula é preso em operação sobre corrupção em órgãos ambientais

Um ex-diretor da Polícia Federal sob o governo Lula, Rodrigo de Melo Teixeira, foi preso…

11 minutos ago

Kleber Mendonça Filho receberá prêmio do Critics Choice por ‘O Agente Secreto’

O cineasta Kleber Mendonça Filho receberá um prêmio do Critics Choice Awards, a maior associação…

12 minutos ago

Contagem, na Grande BH, confirma dois tremores de terra

A Prefeitura de Contagem informa que o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo…

19 minutos ago

Petróleo fecha em queda com Fed mesmo com risco de sanções à Rússia e baixa de estoque

O petróleo fechou em queda nesta quarta-feira, 17, devolvendo parte dos ganhos após três sessões…

20 minutos ago

principal suspeito é solto na Alemanha após cumprir pena por outro crime

Um alemão investigado pelo desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann, ocorrido há 18 anos, foi…

21 minutos ago

This website uses cookies.