B3 anuncia projeto para redução do ciclo de liquidação de ações para D+1 até 2028


A B3 anunciou que está conduzindo um projeto com participantes do mercado para reduzir o ciclo de liquidação de ações de D+2 para D+1. A mudança, prevista para entrar em vigor em fevereiro de 2028, visa alinhar o Brasil a outros mercados, como Estados Unidos e Europa, que já adotaram ou estão em processo de aderir ao ciclo D+1.

Segundo a Bolsa, o aumento da eficiência operacional é um dos principais benefícios que a redução do ciclo de liquidação poderá trazer para o mercado brasileiro. A B3 identificou que a adoção de novas tecnologias e a implementação de inteligência artificial são fundamentais para otimizar os serviços financeiros, reduzir a fricção dos processos operacionais e garantir uma transição segura e eficiente.

“A redução da fricção nos processos não só facilitará a implementação de um ciclo de liquidação mais ágil, mas também poderá trazer benefícios em termos de custos e competitividade para o mercado financeiro brasileiro”, comenta Viviane Basso, vice-presidente de operações da B3, em nota.

Para garantir a eficácia dessas mudanças, a Bolsa criou um Comitê da Indústria, formado por representantes das grandes instituições financeiras, para definir os temas prioritários e promover uma discussão ampla sobre as diretrizes e as tomadas de decisão necessárias para essa evolução no mercado local. O comitê também é responsável por convidar reguladores e associações do mercado para pautas e reuniões específicas, diz a B3.

Além disso, grupos técnicos de trabalho serão organizados para debater temas relacionados à execução do planejamento. Após realizarem estudos aprofundados, esses grupos irão relatar suas conclusões ao Comitê da Indústria, que, por sua vez, terá a responsabilidade de elaborar um plano de ação dessa migração no mercado brasileiro.

“O cronograma estendido e a criação de grupos de trabalho específicos para a construção de um plano de migração que atenda às particularidades do mercado brasileiro são fundamentais para mitigar riscos e construir soluções robustas. Para avançarmos, precisamos de um esforço conjunto e colaborativo entre todos os atores envolvidos”, afirma Basso.

A B3 ainda vai definir, com a Câmara da Indústria, como acontecerá o plano de migração até 2028. Há dois caminhos possíveis, conforme a Bolsa: uma migração faseada, por ativo, como aconteceu no mercado indiano, ou uma mudança com data única, como feita no mercado norte-americano.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Após payroll fraco, Trump volta a criticar demora de Powell sobre juros: ‘Atrasado demais’

Por André Marinho. Colaborou Pedro Lima - 05/09/2025 11:57 O presidente dos Estados Unidos, Donald…

4 minutos ago

Petróleo fecha em queda pelo 3º dia seguido com payroll fraco nos EUA e espera pela Opep+

Os contratos futuros de petróleo fecharam a sexta-feira, 5, em queda pela terceira sessão consecutiva…

12 minutos ago

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido em distribuidora de bebidas de Planaltina – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Investigações de Homicídios (GIH) de…

19 minutos ago

99% das transações de PJ estão abaixo de R$ 15 mil, por isso essa limitação

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta sexta-feira, 5, que a restrição a…

22 minutos ago

Independiente repudia eliminação e detona Conmebol por ‘condenação injusta e política’

Um dia após ser eliminado da Copa Sul-Americana após graves incidentes entre sua torcida e…

24 minutos ago

Moraes abre prazo para PGR e réus do núcleo de ‘gerência’ do golpe enviarem alegações finais

O ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou notificar a Procuradoria-Geral da República…

25 minutos ago

This website uses cookies.