Avião faz manobra no ar para evitar colisão, e dois ficam feridos nos EUA


Por Redação O Estado de S. Paulo – 26/07/2025 09:03

Uma aeronave da Southwest Airlines foi obrigada a realizar uma manobra de emergência durante voo entre Burbank e Las Vegas na manhã de sexta-feira, 25, resultando em ferimentos a dois membros da tripulação.

O Boeing 737 decolou às 11h20 (horário local) quando os pilotos receberam alertas consecutivos indicando risco de colisão com outra aeronave. Seguindo os procedimentos de segurança, a tripulação executou movimentos bruscos de subida e descida para evitar o encontro.

Informações do sistema de rastreamento FlightRadar24 revelam que o avião perdeu aproximadamente 144 metros de altitude em questão de segundos, cerca de seis minutos após deixar o solo – uma descida equivalente à altura de um edifício de quase 50 andares.

O incidente causou ferimentos em dois comissários de bordo, que necessitaram de cuidados médicos. A companhia aérea confirmou que nenhum passageiro foi ferido, mas não divulgou o número total de pessoas a bordo.

Entre os passageiros estava o comediante Jimmy Dore, que relatou em suas redes sociais ter sido comunicado pelo comandante sobre a situação de emergência. “O piloto teve que mergulhar agressivamente”, descreveu Dore. “Eu e várias pessoas fomos arremessados dos assentos e batemos a cabeça no teto.”

Apesar do susto, a aeronave completou sua rota e aterrissou sem problemas em Las Vegas. A Southwest Airlines informou estar colaborando com a Administração Federal de Aviação (FAA) para investigar as circunstâncias do evento.

Outro avião

A segunda aeronave foi identificada como um Hawker Hunter de identificação NN335AX, que voava a aproximadamente 4.455 metros de altitude no momento do incidente. Os dados de rastreamento mostram que as duas aeronaves chegaram a ficar a apenas 7,78 quilômetros de distância uma da outra no ponto mais próximo.

Outro passageiro, Steve Ulasewicz, também confirmou à ABC News ter sentido uma “queda significativa” durante a manobra, corroborando o relato do comediante Jimmy Dore sobre a intensidade do movimento evasivo.

O protocolo seguido pelos pilotos está de acordo com o sistema de prevenção de colisões: quando detectada uma possível colisão, uma aeronave deve descer enquanto a outra deve subir, criando separação vertical entre as duas.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

STJ vê culpa de bancos quando falham na ‘pesca’ de transações atípicas

Os ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiram que bancos e instituições…

12 minutos ago

Senado dos EUA aprova medida que bloqueia tarifas de Trump para o Brasil

O Senado dos EUA votou por 52 a 48 para aprovar uma medida que bloqueia…

23 minutos ago

Secretário de Transportes dos EUA alerta para falta de pagamento a controladores com shutdown

O secretário de Transportes dos Estados Unidos, Sean Duffy, alertou que os controladores de tráfego…

33 minutos ago

Coreia do Norte testa míssil de cruzeiro um dia antes da visita de Trump à Coreia do Sul

Por Redação O Estado de S. Paulo* - 28/10/2025 22:02 A Coreia do Norte lançou…

34 minutos ago

STF conclui ação do golpe em relação a Mauro Cid e torna sentença definitiva

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu nesta terça-feira, 28, o trânsito em julgado do processo…

36 minutos ago

Governo Lula recorre ao STJ contra liberação de atividades da Refit

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para anular…

51 minutos ago

This website uses cookies.