BRASIL

Avanço de sinal em SP gera mais de 4,8 milhões de multas em 2024

O avanço de sinal vermelho se tornou uma infração comum em São Paulo, resultando em mais de 4,8 milhões de multas até outubro de 2024. Este número expressivo revela tanto a imprudência no trânsito quanto a atuação intensiva da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para monitorar e multar motoristas.

Avanço de sinal em São Paulo: números alarmantes

A CET registrou, em média, uma multa a cada três minutos na capital paulista devido ao avanço de sinal vermelho.

  • Volume impressionante: Entre janeiro e outubro de 2024, foram mais de 4,8 milhões de infrações desse tipo.
  • Monitoramento eficaz: Com a ajuda de câmeras de trânsito e radares, a fiscalização tem sido intensificada em cruzamentos e avenidas estratégicas.
  • Consequências financeiras: Cada multa por avanço de sinal custa R$ 293,47 e adiciona 7 pontos à CNH do infrator.

Razões para o avanço de sinal vermelho

O avanço de sinal vermelho pode ocorrer por diversos motivos, muitos deles relacionados à pressa ou desatenção dos motoristas.

  • Fatores comportamentais: Pressa para chegar ao destino, falta de paciência no trânsito e desatenção são causas comuns.
  • Impacto da infraestrutura: Cruzamentos mal sinalizados ou semáforos com tempos inadequados também podem contribuir.
  • Percepção de impunidade: Alguns motoristas arriscam, acreditando que não serão flagrados pelas autoridades.

Como evitar multas e melhorar a segurança no trânsito

Para evitar multas e contribuir com um trânsito mais seguro, é importante que os motoristas sigam algumas práticas simples:

  • Respeitar o sinal vermelho: Nunca avance o semáforo, mesmo que o trânsito pareça estar vazio.
  • Planejar trajetos: Reduzir a pressa diminui o risco de infrações e acidentes.
  • Focar na direção: Evite distrações com celular ou outros dispositivos enquanto dirige.
  • Atenção ao tempo dos semáforos: Respeite o tempo de troca do verde para o vermelho e reduza a velocidade quando necessário.

Veja também:

Notícias

Soares Andrea

Recent Posts

Anvisa discute norma para manipulação de canetas emagrecedoras

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute, no próximo dia 29,…

4 horas ago

Família se despede de Oscar em cerimônia reservada de cremação

O ídolo Oscar Schmidt foi cremado na noite dessa sexta-feira (17) em São Paulo. A cerimônia…

4 horas ago

Depósito utilizado por marca de Virginia Fonseca é interditado em Anápolis

Um depósito utilizado como centro de distribuição da marca WePink, que tem a influenciadora Virginia…

9 horas ago

Fica 2026 abre seleção para apresentações artísticas e culturais

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), abre neste sábado (18/04) o edital para seleção…

9 horas ago

Sebrae reúne instituições financeiras para ampliar acesso ao crédito em Goiás

Encontro reuniu gestores regionais do Sebrae e representantes de instituições financeiras no estado com foco…

10 horas ago

Flamengo aposenta camisa 14 de Oscar

O Flamengo anunciou que não vai mais utilizar a camisa 14 na equipe de basquete…

10 horas ago

This website uses cookies.