Aumento da incerteza política ameaça estabilidade financeira, afirma BCE


Um forte aumento na incerteza sobre as políticas governamentais, que vão do comércio à defesa, colocou o sistema financeiro em risco, afirmou o Banco Central Europeu (BCE) em relatório semestral sobre estabilidade financeira, publicado nesta quarta-feira. De acordo com o BC da zona do euro, a intensificação das tensões comerciais desencadeou um pico na volatilidade do mercado, temores de desaceleração do crescimento econômico e uma forte reprecificação nos mercados financeiros.

“As tarifas de importação dos EUA, mais altas do que o esperado, anunciadas em 2 de abril de 2025, injetaram volatilidade significativa nos mercados financeiros”, acrescentou o banco, ao alertar que os investidores podem estar “excessivamente complacentes” com as ameaças representadas pelo recente aumento tarifário e subestimando o grau de risco que enfrentam no novo ambiente político.

De acordo com o BCE, apesar das múltiplas fontes de resiliência nos setores financeiro e não financeiro da zona do euro, “não há espaço para complacência”. “As incertezas decorrentes das tensões comerciais, da desregulamentação e da redução da cooperação internacional estão alimentando preocupações sobre a fragmentação econômica e regulamentar global”, avalia.

Para o BC europeu, a maior incerteza sobre a política dos EUA se estende a uma ampla gama de áreas além do comércio, incluindo cooperação internacional, defesa e regulamentação, e as mudanças de política que perturbam os mercados financeiros e ameaçam a estabilidade podem se tornar mais comuns. O BCE também afirmou que há alguns sinais de que a instabilidade das políticas governamentais está deixando os investidores “nervosos” em relação aos ativos americanos.

“A imprevisibilidade de uma ampla gama de políticas americanas parece ter levado os investidores a exigir prêmios de risco mais altos sobre os ativos americanos”, afirmou. “Ao mesmo tempo, também pode ter abalado a confiança no dólar americano como moeda de reserva global e nos títulos soberanos americanos como ativos de refúgio.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Renato de Castro resolve problema do residencial Hermínio Lopes, pondo fim na falta de água em tempo recorde

Na última semana o prefeito Renato de Castro, esteve no Residencial Hermínio Lopes, reigão oeste…

3 minutos ago

Quem é Luana Mandarino, novo affair de Cauã Reymond

Após meses evitando os holofotes, o ator Cauã Reymond e a modelo Luana Mandarino parecem…

4 minutos ago

Com Flamengo no topo, veja ranking dos maiores patrocínios master do futebol brasileiro

O Flamengo anunciou nesta segunda-feira a Betano como nova patrocinadora master do clube, após a…

18 minutos ago

Emocionado, Celso Portiolli diz que ‘ficha ainda não caiu’

Celso Portiolli homenageou Silvio Santos em seu programa neste domingo, 17, data que marca o…

28 minutos ago

8 curiosidades interessantes sobre as focas

As focas são mamíferos marinhos pertencentes à família dos pinípedes, que inclui também os leões-marinhos…

30 minutos ago

This website uses cookies.